Ucrânia diz que mais de 240 crianças foram mortas na guerra
Região de Donetsk e Kiev lideram notificações de óbitos e feridos de menores de idade
O Ministério Público da Ucrânia informou, nesta 2ª feira (30.mai), que mais de 240 crianças morreram no país desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro. O número de feridos no conflito militar é estimado em 444, mas os dados podem ser incertos devido à falta de informação e acesso aos locais de batalha.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo levantamento, a região de Donetsk, no leste do país, é o local onde mais crianças morreram ou ficaram feridas, totalizando 156 menores. Na região de Kiev, por sua vez, foram registradas 116 vítimas e na vizinha Kharkov, os casos já somam 109. Outros locais onde ocorreram mortes de menores são Chernigov, Lugansk, Kherson, Mykolaiv, Zaporijia, Sumy e Zhytomir.
Devido aos constantes ataques e bombardeamentos em áreas residenciais pelas forças armadas da Federação Russa, o governo ucraniano estima que 1.888 instituições de ensino foram danificadas, das quais 180 ficaram completamente destruídas.
+ Embargos ao petróleo russo dividem União Europeia
A ofensiva russa na Ucrânia chega ao 95 dia, com intensificação dos ataques no leste do país. Nesta manhã, as tropas avançaram pela cidade de Sievierodonetsk, onde novas batalhas foram travadas após os soldados locais apresentarem resistência. Segundo a gestão municipal, a artilharia russa já destruiu 90% dos edifícios.