Coolcola e Fancy: Rússia troca refrigerantes ocidentais por 'cópias'
Com embalagens parecidas, bebidas nacionais prometem substituir Coca Cola, Fanta e Sprite
Giovanna Colossi
Alvo de sanções econômicas desde que invadiu a Ucrânia, em 24 de fevereiro, a Rússia também enfrenta a debandada de empresas ocidentais do país, algumas delas bastante tradicionais e queridas pelos russos. Um exemplo disso é a decisão do McDonald's de deixar o país após 30 anos. Símbolo do capitalismo, a chegada da lanchonete norte-americana em 1990, logo após a queda do muro de Berlim, gerou frenesi e longas filas na capital Moscou.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Junto com a lanchonete, outros produtos símbolos da cultura norte-americana deixaram as prateleiras dos supermercados russos e agora são substituídas por equivalentes nacionais bastante parecidos.
É o caso de Coca Cola, Fanta e Sprite. Fora dos mercados do país desde 8 de março, quando a Coca Cola e PepsiCo anunciaram a suspensão dos seus negócios na Rússia, os refrigerantes podem ser encontrados com novos nomes: CoolCola, Fancy e Street.
Produzidos pela fabricante russa Otchakovo, especializada em bebidas típicas do país, os refrigerantes têm embalagens idênticas aos ocidentais, o que, segundo a empresa, não é mera coincidência.
"Sabemos como você se apegou às bebidas gaseificadas habituais", dizia o anúncio de lançamento dos produtos."Por isso, decidimos não privá-los do prazer de bebê-las."
Disponíveis nos principais mercados da Rússia desde a última 2ª feira (16.mai), é necessário esperar para descobrir se eles serão tão populares quanto os seus similares.