Bush confunde Ucrânia com Iraque ao criticar "invasão brutal"
Invasão norte-americana ao Iraque foi coordenada por ele; Ex-presidente republicano culpou a idade
SBT News
O ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush se confundiu durante um evento na noite de 4ªfeira (18.mai) e acabou criticando a invasão norte-americana ao Iraque, coordenada por ele, em vez da guerra russa na Ucrânia.
+ Leia as últimas notícias sobre a guerra na Ucrânia
A gafe aconteceu durante o seu discurso em um evento no instituto do próprio ex-presidente, o Bush Center, sobre eleições. Bush criticava o sistema político e eleitoral da Rússia, assim como o seu atual presidente, Vladmir Putin, quando trocou Ucrânia por Iraque.
"A decisão de um homem de lançar uma invasão totalmente injustificada e brutal no Iraque", declarou o ex-presidente republicano, que se desculpou logo depois e corrigiu: "Digo, na Ucrânia". Após o atentado de 11 de setembro em Nova York, Bush ordenou a invasão ao Iraque. À época, ele declarou guerra ao terrorismo e argumentou que o país produzia armas de destruição e massa, que nunca foram encontradas. Segundo o projeto "Custos da Guerra", da Universidade Brown, 387 mil civis iraquianos morreram no conflito
Bush tentou contornar a situação, culpou a "idade avançada", mas o momento não passou despercebido e repercutiu no país, principalmente entre críticos do seu governo.