Ucrânia anuncia a prisão de Viktor Medvedchuk, aliado de Putin
Medvedchuk é líder do principal partido de oposição a Zelensky e fugiu da prisão domiciliar nos primeiros dias de invasão russa
Viktor Medvedchuk, um dos principais aliados do Kremlin na Ucrânia, foi capturado e preso pelo Serviço Ucraniano de Inteligência (SBU), nesta 3ªfeira (12.abr). A notícia foi comemorada pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, que divulgou uma foto do prisioneiro com a mensagem, "Uma operação especial foi realizada graças ao SBU. Bom trabalho!".
+ Leia as últimas notícias sobre a guerra na Ucrânia
Líder do maior partido de oposição do atual governo, o advogado e oligarca Medvedchuk estava foragido desde fevereiro, quando fugiu de sua prisão domiciliar, três dias após a invasão russa à Ucrânia.
Em maio de 2021, ele foi detido sob acusações de tentar roubar recursos naturais da Península da Crimeia, e por compartilhar segredos militares ucranianos com Moscou.
No Twitter, o Serviço Ucraniano de Inteligência agradeceu os oficiais que participaram da captura.
"Agradeço a todos os oficiais da SBU, em particular, investigadores e oficiais de contra-inteligência, que, cumprindo as instruções do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, provaram seu profissionalismo e conduziram uma operação especial de vários níveis, rápida e perigosa para deter o deputado do povo Medvedchuk".
O SBU também alertou outros possíveis 'traidores da Ucrânia' sobre suas responsabilidades na guerra na Ucrânia. "Traidores pró-russos e agentes dos serviços secretos russos, lembre-se - seus crimes não têm prazo de prescrição. E o encontraremos onde quer que esteja!".