Exército russo intensifica ataques no sul e norte da Ucrânia
Bombardeamentos atingiram casas e edifícios comerciais
O exército russo intensificou os ataques nas regiões do sul e norte da Ucrânia nesta 4ª feira (6.abr). Segundo relatos dos governos locais, cidades como Mariupol, Kharkiv e Luhansk registraram novos bombardeios, o que prejudicou a evacuação e o envio de ajuda humanitária aos locais.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Nas regiões de Luhansk, por exemplo, um ataque atingiu dois edifícios comerciais e nove imóveis residenciais, deixando cinco moradores feridos e um morto. Um pouco mais à frente, em Rubizhne, uma casa foi alvo de um novo bardeamento, que resultou na destruição total da residência. Uma mulher foi resgatada dos escombros e enviada ao hospital.
Em Mariupol e Kharkiv, os ataques também foram intensificados, o que, de acordo com o serviço de inteligência do Reino Unido, prejudicou ainda mais o transporte de comboios humanitários à cidade, onde a maioria dos 160 mil moradores segue sem energia, aquecimento ou água.
+ UE estuda impor novas sanções contra Rússia após mortes em Bucha
Na semana passada, Moscou anunciou a retirada de artilharia e soldados dos arredores de Kiev como parte de um acordo nas negociações de paz. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) alertou, no entanto, que a ação foi, na verdade, um desvio das tropas para concentrar esforços em outras regiões do país.
Leia também
+ Ucrânia: Papa condena mortes em Bucha e reforça apelo para fim da guerra
+ EUA anunciam US$ 100 milhões em ajuda militar para Ucrânia
+ ONU vê indícios de mortes deliberadas em Bucha, na Ucrânia