Jornalismo

Anvisa começa revisão de vacina da Oxford contra coronavírus

Agência adotou método de "submissão contínua" para acelerar o processo

Imagem da noticia Anvisa começa revisão de vacina da Oxford contra coronavírus
Anvisa começa revisão de vacina da Oxford contra coronavírus
• Atualizado em
SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) começou a revisar nesta 5ª feira (1º.out) o primeiro pacote de dados de uma vacina contra o coronavírus. A área técnica da agência analisa as pesquisas da AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford na busca de uma cura para a covid-19.

Para acelerar o processo na pandemia, a Anvisa adotou um método de "submissão contínua". Normalmente, a agência começa a análise quando tem já disponíveis todos os dados a respeito da segurança, eficácia e qualidade de um medicamento.

Para acelerar o processo no caso das vacinas do coronavírus, a Anvisa abriu espaço para já receber pacotes de dados ainda durante as pesquisas. Assim, ela pode já começar a avaliar o que já foi descoberto sobre a vacina da AstraZeneca com a Oxford enquanto os ensaios clínicos ainda estão sendo realizados.

Ainda não há uma definição sobre a eficácia da vacina da Oxford em humanos -- ela está na chamada fase 3, de testagens em massa na população. Na medida em que seguirem realizando os testes, os laboratórios devem seguir encaminhando pacotes de dados à Anvisa para que ela prossiga com a avaliação.