Publicidade
Jornalismo

Chove 96% da média prevista para fevereiro em apenas 24 horas em SP

O Governo do Estado e a Prefeitura da capital paulista montaram gabinetes de crise. A cidade tem 17 obras de drenagem pendentes

Imagem da noticia Chove 96% da média prevista para fevereiro em apenas 24 horas em SP
Chove 96% da média prevista para fevereiro em apenas 24 horas em SP
• Atualizado em
Publicidade
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, nesta segunda-feira (10) houve o maior volume de chuva em 24 horas em fevereiro dos últimos 37 anos na capital paulista. Os rios Tietê e Pinheiros transbordaram após o temporal, e as vias marginais que ligam a cidade de ponta a ponta ficaram submersas em vários locais.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do estado, a chuva desta segunda-feira causou a maior cheia do Rio Pinheiros desde o início do monitoramento há 53 anos. Meteorologistas afirmam que nesta época do ano é comum haver chuvas, mas a passagem de uma frente fria surgiu como um complicador desta vez.

O Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura criaram gabinetes de crise diante do caos que se instalou com os temporais. O problema das enchentes na cidade é histórico por causa da superimpermeabilização do solo e a retificação dos rios. 

Quando a água cai em um ambiente natural, parte se infiltra no solo. Nas grandes metrópoles, a água não consegue se infiltrar por causa das grandes áreas de asfalto. Ao canalizar um Rio, o maior volume de água vai para as regiões mais baixas, por isso todos os afluentes extravasaram e escoaram para as principais vias fluviais da cidade: Tietê e Pinheiros.
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade