Após queda na Selic, rendimento da poupança é menor que inflação
Rentabilidade é de 70% da taxa básica de júros (Selic), o que hoje representa 3,25% ao ano. O valor é menor até mesmo que a inflação, que está em 3,27% ao ano
SBT News
A Caixa Econômica reduziu as taxas para financiamento imobiliário, passando de 6,75% ao ano mais a taxa referencial (TR) para 6,5% mais a TR. Essa medida foi tomada um dia após o COPOM (Comitê de Política Monetária) do Banco Central realizar um corte na taxa básica de juros (Selic) de 5% a 4,5%.
Com a Selic mais baixa, a vida de quem possui dívidas é facilitada, mas por outro lado reduz o rendimento de quem tem dinheiro em aplicações mais conservadoras, como a poupança. A rentabilidade da poupança é de 70% da taxa básica de juros, ou seja, 3,25% ao ano, número que não chega nem aos 3,27% da inflação.
Especialistas recomendam outras opções igualmente conservadoras, mas mais rentáveis, como investir no Tesouro Selic. Há também os fundos de renda fixa e as debêntures, títulos de dívida de empresas, que devem ser escolhidos bem criteriosamente.