Comprova promove aula pública sobre conteúdo falso e verificação; SBT vai transmitir ao vivo
Evento educativo será aberto à população para que saiba se proteger contra o conteúdo enganoso ou falso que circula pela internet
O Projeto Comprova vai promover na terça-feira (12), em São Paulo, uma aula púbica voltada para o combate a desinformação. O objetivo deste evento em formato 'aulão' é compartilhar os ensinamentos da edição deste ano, com dicas e boas práticas, para que a população aprenda a se proteger contra o conteúdo falso ou distorcido que circula principalmente pela internet.
Para quem não está em São Paulo, o SBT fará a transmissão da aula do Comprova, a partir das 9 horas da manhã, na página 'www.sbt.com.br/comprova'.
Confira a programação do 'aulão':
9h às 9h30 - O Comprova em 2019
Apresentação: Edilamar Galvão - Coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP
Painel: Conversa com Sérgio Lüdtke, editor-chefe do Comprova. Ele vai falar como foi a operação do Comprova 2 sob o novo foco de políticas públicas, mostrando o que trouxe em termos de desafios e aprendizados;
9h30 às 09h45 - Abertura para perguntas da plateia
9h45 às 10h - Intervalo
10h-11h30 - 'Aulão' de Verificação: Como não cair em fakes
Sérgio Lüdtke e a equipe do Comprova mostrarão como é possível se proteger da desinformação e parar de propagar conteúdos falsos.
O 'aulão' do Comprova será no dia 12 de novembro, a partir das 9 horas, no Auditório 1 da FAAP, que fica na rua Alagoas, 903, em Higienópolis, zona oeste de São Paulo. As inscrições para o evento presencial podem ser feitas clicando aqui.
Não esqueça de comparecer com documento de identificação com foto. A entrada é gratuita.
Comprova está na segunda edição
O Projeto Comprova é formado por uma aliança de 24 veículos jornalísticos brasileiros para combater a desinformação. A primeira edição foi voltada para a verificação de mensagens, desmentir boatos e conteúdo suspeito que foi distribuído durante a campanha eleitoral de 2018. Dos 67 mil pedidos de checagem que a coalizão recebeu pelo WhatsApp, 146 histórias foram checadas e, destas, 90% mostraram-se falsas, enganosas ou descontextualizadas e só 9% eram verdadeiras.
A edição 2019 do Comprova atua desde julho para combater a desinformação sobre políticas públicas na internet. Com seus parceiros, o projeto está empenhado em promover ações educativas, como a difusão de cursos e eventos online para o combate à desinformação. A iniciativa tem patrocínio do Google News Initiative, do Facebook Journalism Project e do WhatsApp, e é coordenada pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), com parceria instituicional da FAAP.
Além do SBT e os parceiros, o site do projeto está disponível em www.projetocomprova.com.br.