Publicidade
Jornalismo

Governo suspende mais de 3 mil bolsas de mestrado e doutorado da CAPES

Nesta quinta-feira (09), o STF negou um pedido de suspensão do corte de 30% na verba das universidade e instituições federais

Imagem da noticia Governo suspende mais de 3 mil bolsas de mestrado e doutorado da CAPES
Governo suspende mais de 3 mil bolsas de mestrado e doutorado da CAPES
• Atualizado em
Publicidade

O Governo suspendeu 3.474 bolsas de mestrado e doutorado oferecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a CAPES, que é ligada ao Ministério da Educação.

Somente na Universidade de Brasília (UnB), cento e vinte duas bolsas, que já tinham destinos certos de mestrado e doutorado, foram cortadas. Além da área de ciências, o corte também se estendeu à área de humanas. 

Segundo a decana de pós-graduação da UnB, Adalene Moreira, o cancelamento significa "interromper pesquisas importantes que estão sendo desenvolvidas", e o reflexo nos avanços acadêmicos será sentido a curto e médio prazo. 

O Ministério da Educação afirma que foram congeladas apenas as bolsas que não estavam sendo usadas por até um ano. "Essas bolsas ociosas representam cerca de 50 milhões neste ano de 2019", argumentou Anderson Ribeiro Correia, presidente do CAPES. 

A Coordenadora de pós-graduação em Ecologia da UnB, Rosana Tidon, porém, discorda e explica que, na prática, o cancelamento irá afetar vagas que previamente preenchidas, com pesquisadores selecionados. "Se a gente não está mais formando pessoas, quem que vai fazer pesquisas no futuro? A gente vai importar de outros países? Vai comprar?", indagou a coordenadora.

Além dos já anunciados, o MEC ainda estuda a possibilidade de efetuar mais cortes.

Nesta quinta-feira (09), o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, negou um pedido para suspender o corte de trinta por cento na verda das universidades federais.

 

 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade