O que faz um vereador? Entenda o cargo que está em disputa nesta eleição
Segundo o TSE, a função legislativa tem como trabalho "trilhar ou orientar os caminhos"
Nathalia Oliva
Os eleitores brasileiros irão às urnas no dia 6 de outubro para decidir quem vai ocupar os cerca de 58 mil cargos de vereadores que estão em disputa, segundo informou o levantamento mais recente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), realizado na último eleição municipal, em 2020.
Apesar do grande contingente de candidatos e vagas, nem todos os eleitores sabem exatamente qual é o papel de um vereador. Antes de tudo, é preciso entender que o sistema de governo é dividido em três Poderes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário.
O Executivo é aquele que governa e coloca os projetos em prática. Os integrantes desse Poder são escolhidos pelo voto e mudam de 4 em 4 anos. São, por exemplo, prefeitos, governadores e o presidente do Brasil.
Depois tem o Legislativo, composto por aqueles que fazem as leis. Esses cargos também são escolhidos por meio de eleições e mudam de tempos e tempos: a cada 4 ou 8 anos. Aqui estão os senadores, os deputados e, olha só, os vereadores.
Por fim, o Judiciário é aquele que interpreta e faz valer as leis. Diferente dos outros Poderes, esse é escolhido por outros meios, como concursos públicos e indicação.
Os vereadores fazem parte do Legislativo e cada cidade do país tem um determinado número de vagas que serão preenchidas pelos eleitos. De acordo com o TSE, vereador é aquele que "trilha ou orienta os caminhos".
Eles são responsáveis por criar e aprovar as leis que vão afetar diretamente a vida das pessoas no município. Temas como transporte público, saúde, educação municipal, meio ambiente e policiamento local ficam sob responsabilidade dos vereadores.
Além disso, esse cargo também tem a função de fiscalizar o trabalho do prefeito e analisar se o dinheiro municipal está sendo gasto da melhor forma.