"É muito importante que a sociedade saiba o que já foi o Brasil", diz Lula durante visita a quilombo
Presidente foi ao Quilombo da Marambaia, no RJ; segundo Lula, o período da escravidão no país não pode ser esquecido "nunca" pelos brasileiros
Guilherme Resck
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou, nesta quarta-feira (3.jan), o Quilombo da Marambaia, na Ilha da Marambaia, em Mangaratiba (RJ). Em vídeo gravado durante a visita e publicado em suas redes sociais, Lula diz que foi ao local para aprender, conversar com as pessoas e "saber o que está acontecendo".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O presidente ressalta que se trata de um lugar "sagrado para descendentes de escravos que vieram para o Brasil". Ainda de acordo com ele, o período da escravidão no país não pode ser esquecido "nunca" pelos brasileiros, "porque é do não esquecimento que a gente vai construindo a história do Brasil do jeito que ela é".
"Eu vim fazer essa visita aqui porque é muito importante que a sociedade brasileira saiba o que já foi o Brasil, o que é o Brasil e o que pode ser o Brasil. Isso aqui já foi plantado café, aqui já foi plantado cana-de-açúcar, até que a União assumiu isso, a Marinha assumiu a partir de 1971. Houve um acordo e foi legalizado o quilombo", acrescenta Lula.
O presidente explica que houve um Termo de Ajuste de Conduta entre o Ministério Público, a Marinha e o Ministério da Igualdade Racial, e hoje ele (Lula) terá uma conversa para saber se está tudo bem, o que falta fazer, o que é importante fazer mais e se há alguma coisa para o governo realizar.
"Porque nós temos que aproveitar esse momento histórico que nós vivemos no Brasil para tentar recuperar definitivamente não apenas a história verdadeira, mas recuperar os direitos plenos das pessoas".
Durante a visita, o presidente dançou com moradores do quilombo.