Centro de Monitoramento da Abin vai atuar no 7/9
Agência terá foco em identificar ameaças e incidentes com potencial a interferir em direitos fundamentais
O Centro de Monitoramento da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) vai atuar para identificar ameaças e incidentes do 7 de Setembro. O uso do sistema de inteligência fará parte das ações de segurança do 7/9.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A expectativa, conforme anunciou a agencia nesta 2ª feira (4.set), é de atuação nos dias 6 e 7 de setembro, apurando possíveis riscos de impactar o exercício de direitos fundamentais e "colocar em risco a segurança de autoridades e demais participantes dos eventos".
De acordo com a agência, superintendências estaduais da Abin também trabalharão no acompanhamento dos eventos nas respectivas capitais. Com envio de informações relevantes e oportunas para difusão pelo Centro de Inteligência, em Brasília.
Entre outras ações adotadas para este ano, está o uso da Força Nacional, câmeras e a atuação de um Gabinete de Mobilização Institucional - composto entre União e DF.
A Esplanada dos Ministérios, tradicional palco dos desfiles, vai ficar fechada desde o dia anterior. Todos as 30 mil pessoas esperadas para acompanhar o desfile serão revistadas. O dia também vai contar com um grupo composto pelo alto-comando da segurança do DF e da União, para que decisões sejam tomadas com mais rapidez, caso algo saia do controle.