Brasil e México adotam visto eletrônico para facilitar autorizações de viagens
Solicitação poderá ser feita em casos de turismo ou negócios, dispensando ida aos consulados
O Ministério das Relações Exteriores informou, na 3ª feira (18.jul), que irá adotar um novo sistema de emissão de visto para brasileiros que desejam viajar para o México. A partir dos próximos meses, os pedidos poderão ser realizados de forma virtual. A medida também valerá para os cidadãos mexicanos que pretendem visitar o Brasil.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A solicitação eletrônica de visto poderá ser feita em casos de viagens de turismo ou negócios, dispensando a necessidade dos cidadãos de se deslocarem para consulados ou embaixadas. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a medida tem como objetivo "facilitar a mobilidade e circulação regular de viajantes" em ambos os países.
+ Turismo fatura R$ 18,2 bilhões em maio e registra crescimento anual de 7%
O documento digital não é uma novidade. Em 2021, quando o México voltou a exigir o documento aos brasileiros em meio à pressão dos Estados Unidos, o país já disponibiliza um sistema eletrônico para emissão. A plataforma, no entanto, apresentou instabilidade por meses, forçando as autoridades mexicanas a retomarem os vistos impressos.