Saúde conclui compra de insulina e antecipa entrega de 400 mil doses no SUS
Estados enfrentam desabastecimento desde maio, afetando 67 mil brasileiros com diabetes mellitus tipo 1
O Ministério da Saúde informou, na 6ª feira (23.jun), que concluiu a compra de 400 mil unidades de insulina análoga de ação rápida para o tratamento de pessoas que vivem com diabetes mellitus tipo 1. A expectativa é que a remessa comece a ser distribuída para todos os estados a partir da próxima semana, beneficiando 67 mil brasileiros que utilizam o medicamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A compra das doses é resultado de um pregão eletrônico, cujo contrato foi assinado na última 3ª feira (30.jun). Pelas regras, a empresa poderia fazer a entrega do produto em até 60 dias, mas, devido ao risco de desabastecimento desde março, o envio foi antecipado, garantindo o recebimento de todas as doses em menos de um mês.
+ Mundo pode atingir 1,3 bilhão de diabéticos até 2050, diz estudo
Segundo o Ministério da Saúde, as mais de 400 mil doses de insulina complementarão o abastecimento da rede, juntamente com as 1,3 milhão de doses da aquisição emergencial internacional - anunciadas em maio. Até a distribuição das unidades, a pasta aconselhou o remanejamento de estoque entre as secretarias estaduais e autorizou o ressarcimento aos estados que precisarem fazer compras diretas.