Presidente Lula diz a Putin que não pode ir à Rússia neste momento
O líder brasileiro recusou o convite para o Fórum de São Petersburgo
SBT News
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou, nesta 6ª feira (26.mai), nas redes sociais que conversou, por telefone, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. De acordo com a postagem, o líder russo convidou o chefe do Executivo brasileiro para participar do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, marcado para 14 a 17 de junho, no país europeu.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No texto, Lula afirmou ter dito a Putin que não pode ir à Rússia neste momento. O petista disse ainda que reiterou a disposição do governo brasileiro, ao lado de Índia, Indonésia e China, de dialogar com a Rússia e a Ucrânia para buscar a paz no leste europeu.
Conversei agora por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Agradeci a um convite para ir ao Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, e respondi que não posso ir a Rússia nesse momento, mas reiterei a disposição do Brasil, junto com a Índia, Indonésia e?
? Lula (@LulaOficial) May 26, 2023
O Fórum Internacional de São Petersburgo ocorreu, pela primeira vez, em 1997. E, desde 2006, conta com a presença do presidente russo. A organização do Fórum define o evento como "um dos principais espaços para a comunicação entre os representantes da comunidade empresarial e a discussão das principais questões econômicas enfrentadas pela Rússia, mercados emergentes e o mundo em geral".
Lula foi convidado para participar do Fórum pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov. O presidente Lula recebeu uma carta do presidente da Rússia, Vladimir Putin.
Desde que assumiu o terceiro mandato como presidente da República, Lula tem afirmado em fóruns e visitas internacionais que tem disposição para ser um interlocutor pela paz entre Rússia e Ucrânia. Os dois países estão em guerra desde fevereiro do ano passado.