Publicidade
Governo

Governo federal anuncia concessão de visto temporário para haitianos

Crise humanitária no país caribenho vem aumento com conflito de gangues

Imagem da noticia Governo federal anuncia concessão de visto temporário para haitianos
Além da violência, haitianos ainda sofrem com carência de serviços básicos, como água potável | Odlyn Joseph/Unicef
• Atualizado em
Publicidade

O governo federal anunciou, nesta 6ª feira (31.mar), que concederá visto temporário e autorização de residência para haitianos afetados pela crise no país. A medida, que ficará em vigor até o fim de 2024, contemplará vítimas de calamidades de grande proporções, como desastres ambientais e estabilidade institucional.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Segundo a portaria, os vistos temporários terão validade de 365 dias e deverão ser emitidos pela Embaixada do Brasil em Porto Príncipe, na capital do Haiti. Posteriormente, o cidadão deverá se registrar em uma das unidades da Polícia Federal. Haitianos que já estiverem no Brasil também podem pedir o visto humanitário à Polícia Federal. 

O prazo de residência no Brasil, por sua vez, será de até dois anos. Para a autorização, será preciso apresentar documento de viagem válido, certidão de nascimento, formulário de solicitação de visto e comprovante de meio de transporte para entrada no Brasil. Um atestado de antecedentes criminais também será exigido.

A medida acontece em meio ao aumento descontrolado da crise humanitária no Haiti, intensificada devido à disputa territorial entre gangues. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU), por exemplo, apontam mais de 530 mortes e 270 sequestros no país caribenho desde o começo do ano. Muitos dos ataques são aleatórios.

+ Ucranianos ganham 2 anos de visto no Brasil

A violência sexual também é usada pelos grupos criminosos como forma de aterrorizar a população, o que resultou no fechamento de grande parte das escolas. O país ainda sofre com carência de serviços básicos, como água potável, bem como com numerosos casos de insegurança alimentar devido ao preço dos produtos.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade