Publicidade
Governo

Grupo vai ajudar no combate aos garimpos ilegais em terras indígenas

Portaria que cria Grupo de Trabalho foi publicado no Diário Oficial da União

Imagem da noticia Grupo vai ajudar no combate aos garimpos ilegais em terras indígenas
garimpo_amazonia
• Atualizado em
Publicidade

O governo federal criou um Grupo de Trabalho com para propor, em 60 dias, medidas contra a atuação de organizações criminosas em garimpos ilegais em terras indígenas. A portaria foi publicada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública no Diário Oficial da União desta 2ª feira (30.jan).

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O GT será composto por representantes dos seguintes órgãos: Secretaria de Acesso à Justiça; Secretaria Nacional de Segurança Pública; Polícia Federal, além da Polícia Rodoviária Federal. Também serão convidados a participar do Grupo representantes dos Ministérios dos Povos Indígenas, de Minas e Energia, da Defesa, Direitos Humanos e da Cidadania e da Fazenda.

Na portaria, ministério da Justiça cita que, na última gestão, houve "práticas de crimes e as gravíssimas violações de direitos fundamentais ocasionadas em razão do garimpo ilegal em terras indígenas na região amazônica, inclusive com a notícia de desnutrição e fome que ocasionaram cerca de 570 mortes evitáveis de crianças indígenas Yanomamis". Leia a íntegra da portaria publicada no Diário Oficial da União:

Na manhã desta segunda-feira (30.jan), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne com os ministros da Defesa, José Múcio, dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para tratar da crise humanitária que se instalou na terra indígena Yanomami.

O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, e a futura presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas, Joenia Wapichana, também participam.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade