Governadores devem falar com Lula sobre privatizações, ICMS e obras
Tarcísio de Freitas, de SP, quer discutir sobre o Porto de Santos com ministro
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vai receber pelo menos três demandas dos governadores durante reunião no Palácio do Planalto, na 6ª feira (27.jan). As principais pautas levadas para o encontro estão relacionadas à queda do ICMS, retomada de obras federais e repasses para a saúde.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) deve pedir mais recursos para a saúde e para a mobilidade. Ainda na sexta-feira, ele quer se encontrar com o ministro de Portos e Aeroportos do Brasil, Márcio França, para falar sobre a privatização do Porto de Santos.
Já o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), vai levar para reunião a questão das obras paralisadas, como a ponte Salvador-Itaparica, além da recuperação do rio São Francisco. O petista está na capital federal, onde deve se encontrar também com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e com a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, vai falar sobre as compensações pela queda do ICMS e sobre as obras em rodovias federais do estado. Já Romeu Zema, de Minas Gerais, deve abordar questões ligadas ao acordo de Mariana, conclusão dos processos de concessão, à iniciativa privada, das BRs 262 e 381 e assinatura de contrato da licitação do metrô de Belo Horizonte e RRF.
O governador Jorginho Mello, de Santa Catarina, vai pedir ao governo federal o abatimento do valor pago pelo Estado para obras de rodovias federais na dívida de Santa Catarina com a União. A previsão é que o encontro comece às 9h da manhã desta sexta-feira (27.jan), no Palácio do Planalto.