Publicidade
Governo

Guedes assina acordo que pode evitar descontos em salários de grevistas

Secretários especiais poderão fazer acordos para compensar horas não trabalhadas por servidores

Imagem da noticia Guedes assina acordo que pode evitar descontos em salários de grevistas
Guedes assina acordo que pode evitar descontos em salários de grevistas
• Atualizado em
Publicidade

O ministro da Economia, Paulo Guedes, atribuiu a seus secretários especiais a competência de fazer acordos para compensar as horas não trabalhadas "decorrentes da paralisação por exercício do direito de greve". Com isso, grevistas poderão não ter desconto em suas remunerações. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A decisão, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta 5ª feira (5.mai), ocorre enquanto diversas categorias estão paralisadas. Servidores do Banco Central e do INSS estão em greve. Agentes da Polícia Federal também definiram em assembleia geral que vão paralisar. 

Segundo a Pasta, a ação visa ainda evitar ocorrência de irregularidades na compensação de horas do período não trabalhado de alguns servidores, "como constatados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), entre os anos de 2017 e 2018, e pelo Superior Tribunal de Justiça". 

Um reajuste de 5% a todas categorias é discutido pelo governo, mas desagrada os servidores porque não compensa a inflação acumulada em 2021. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), aponta que a perda do poder de compra da moeda brasileira foi de 10,06% nos 12 meses do ano passado.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade