Em tom de campanha, nove ministros deixam o governo para eleições
Saída foi marcada por lembrança de ações de ministérios e exaltação a Bolsonaro
SBT News
A chegada de novos nomes no governo Bolsonaro, pela saída de nove ministros para a disputa eleitoral de outubro, veio em tom de campanha eleitoral. Os até então membros do governo lembraram seus feitos e exaltaram a gestão Bolsonaro em evento no Palácio do Planalto nesta 5ª feira (31.mar).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O agora ex-ministro da Cidadania João Roma chegou a criticar os programas sociais de governos petistas, e defendeu que o Auxílio Brasil ? substituto do Bolsa Família ? foi melhor que o anterior. Gilson Machado, que comandava o Turismo, por sua vez, disse que Bolsonaro "foi o melhor presidente" que o Brasil já teve.
Damares Alves, que estava à frente do ministério da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos, lembrou uma das maiores polêmicas de sua gestão: "meninos usam azul e meninas, rosa". Recém-chegada ao Republicanos, ela sinaliza que concorrerá ao Senado pelo Distrito Federal, competindo com outra ex-ministra do governo: a ex-secretária-geral Flávia Arruda.
Marcos Pontes, por sua vez, minimizou comentários negativos que fez sobre a redução de gastos orçamentários enquanto esteve no Ministério do Trabalho, Ciência e Tecnologia. "orçamento equacionado", disse. Onyx Lorenzoni, que estava no Trabalho, teve uma ação inusitada durante o evento: pediu para que os presentes orassem pelo presidente Jair Bolsonaro e pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro.
Também estiveram presentes no evento a ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina e a ex-chefe da Secretaria de governo Flávia Arruda. Veja como ficou a mudança nos ministérios:
- Ciência, Tecnologia e Inovações: sai Marcos Pontes e entra Paulo César Rezende de Carvalho Alvim.
- Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos: sai Damares Alves e entra Cristiane Rodrigues Britto
- Agricultura, Pecuária e Abastecimento: sai Tereza Cristina e entra Cristiane Rodrigues Britto
- Desenvolvimento Regional: sai Rogério Marinho e entra Daniel de Oliveira Duarte Ferreira
- Infraestrutura: sai Tarcísio de Freitas, entra Marcelo Sampaio Cunha Filho
- Turismo: sai Gilson Machado, entra Carlos Alberto Gomes de Brito
- Trabalho e Previdência: sai Onyx Lorenzoni, entra José Carlos Oliveira
- Secretaria da Presidência: sai Flávia Arruda, entra Célio Faria Júnior
- Cidadania: sai João Roma, entra Ronaldo Bento