Governo anuncia financiamento de centro nacional de imunizantes em Minas Gerais
Serão R$ 50 milhões para a produção de vacinas de nova geração contra covid, dengue, zika e outras
O Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, anunciou neste domingo (1.ago) novo financiamento para vacinas de tecnologia 100% nacional, como a que está sendo desenvolvida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Fundação Ezequiel Dias (Funed), que já conta com parte de financiamento do governo federal.
"Vamos financiar também com R$ 50 milhões o centro nacional de vacinas em Minas Gerais", afirmou. "Nós aprendemos com a pandemia, e precisamos avançar, temos infra-estrutura e técnica para desenvolver outros imunizantes", concluiu.
+ Anvisa recebe pedido de estudo da vacina da UFMG, a SpiNTec
O secretário de pesquisa e formação científica, Marcelo Morales, disse que com o protocolo apresentado à Anvisa pela UFMG, o país alcança um novo patamar. "Temos hoje um núcleo de pesquisadores para produzir vacinas de nova geração contra dengue, zika, chinkungunya, entre outras", disse ele ao destacar a competência dos pesquisadores brasileiros.
Sobre os testes em humanos da vacina Spintec, 100% nacional, o coordenador da UFMG, professor Flávio da Fonseca, agradeceu aos jovens pesquisadores e estudantes que ajudaram o Brasil a conseguir "os resultados da Spintec que nos credenciam a testá-la em seres humanos", disse.
Em resposta ao SBT News, o ministro Marcos Pontes informou que sua pasta trabalha com os demais ministérios, como o da Saúde, e que a Spintec - assim que seu uso emergencial for aprovado pela Anvisa - poderá fazer parte do Programa Nacional de Imunizações.