Cidade de Alagoas onde Zagallo nasceu homenageia o Velho Lobo: "Lenda"
Nascido em Atalaia (AL) em 1931, Zagallo era filho de um dos pioneiros do time de futebol CRB
Paulo Guilherme
Zagallo é praticamente um símbolo do Rio de Janeiro pelo seu sotaque, maneira de falar e por ter sido ídolo de todos os principais clubes da cidade. Mas a sua origem é Atalaia, uma cidade a 48 km de Maceió, em Alagoas. Foi lá que Zagallo nasceu. Ele deixou a cidade ainda quando era bebê.
+ Leia mais notícias do SBT News
Ceci Hermann, prefeita de Atalaia, escreveu: "Perdemos uma lenda do futebol brasileiro e o símbolo de uma seleção vitoriosa. O alagoano e tetracampeão mundial Zagallo nos deixou aos 92 anos. Obrigado por tanto, Velho Lobo! Descanse em paz!"
Zagallo é filho de pais de classe média alta de Alagoas. A mãe estudava em colégio francês e o pai, Haroldo Cardoso Zagallo, foi enviado pelos avós de Zagallo para estudar em colégios da Inglaterra. Foi lá que Haroldo aprendeu aquele esporte com a bola nos pés, o "foot ball". Ao voltar para Maceió, Haroldo foi um dos responsáveis, junto com os irmãos Gondim, para a implantação do futebol no CRB, que até então era um clube mais dedicado ao remo. Em 1916, o pai de Zagallo participou dos primeiros jogos do CRB e era conhecido como o "rei do drible".
Ele representou o CRB no Futebol entre os anos de 1916 e 1922, e também foi vice-diretor de esportes terrestres (1916/1917); membro da Comissão Fiscal (1920/1921) e diretor de esportes terrestres (1922/1924). Em 08 de abril de 1923, inovou mais uma vez inaugurando uma quadra de tênis no CRB, e introduzindo a prática de mais um esporte no Clube.
O pequeno Mário Jorge Lobo Zagallo nasceu em 9 de agosto de 1931, e com oito meses de idade foi embora da cidade com os pais para o Rio de Janeiro. Os planos de Haroldo era montar uma fábrica de tecidos. Já o filho, preferiu seguir os passos do pai no futebol.
Leia também:
+ Morre Zagallo, ídolo do futebol brasileiro, aos 92 anos
+ "Zagallo foi um símbolo de amor pela seleção e pelo Brasil", diz Lula
+ Fim de uma era: Zagallo é último titular da Copa do Mundo de 1958 a falecer
+ CBF decreta luto oficial por morte de Zagallo: veja homenagens