Eleição em Belém: Igor Normando lidera com 56,1% contra 39,1% de Éder Mauro
Dados da Atlas/Intel mostram que candidato do governador Helder Barbalho deve vencer afilhado de Jair Bolsonaro
Mantendo o desempenho de levantamentos anteriores, o deputado estadual Igor Normando (MDB) lidera as intenções de voto para a prefeitura de Belém. Pesquisa Atlas/Intel divulgada neste sábado (26) mostra o emedebista com 56,1% das intenções de voto, frente os 39,1% do deputado federal Éder Mauro (PL).
+ Leia as últimas notícias eleitorais no SBT News
A pesquisa ouviu 1.210 pessoas, entre os dias 20 e 25 de outubro, de forma online. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
O resultado foi protocolado junto à Justiça Eleitoral sob o domínio PA-04259/2024.
Primeiro turno
Na primeira etapa eleitoral, Normando foi o candidato que mais recebeu votos para prefeito de Belém: ele registrou 44,8% - o equivalente a 359.904 votos. Enquanto o delegado Eder Mauro teve desempenho em 31,4% ao receber 252.455 votos.
Na sequência ficaram o atual prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL), com 9,78%; Thiago Araújo (Republicanos), com 7,7% e Jefferson Lima (Pode) com 4,5%. Outros nomes da disputa registraram 0,5% ou menos.
Quem são os candidatos
Igor Normando (MDB)
Apoiado pelo governador do estado, Helder Barbalho, Igor Normando foi secretário de Estratégia de Articulação e Cidadania no Pará. Na trajetória política, atuou como vereador e deputado estadual. Antes, era filiado ao Podemos, mas trocou de partido de olho na prefeitura da capital paraense.
Éder Mauro
Éder Mauro está em seu terceiro mandato como deputado federal. Antes, ele era do PSD, mas concorreu pelo PL nas últimas eleições. Ele é apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que foi à capital paraense para lançar o nome do deputado à prefeitura. Antes da vida política, ele atuou por 30 anos como delegado em Belém.