Em reunião com GT, Lula defende investimento em inovação para melhorar o SUS
Petista participou de evento por videochamada
Guilherme Resck
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), participou nesta 5ª feira (24.nov), por videochamada, de uma reunião do Grupo Técnico (GT) de Saúde do gabinete de transição governamental. Na ocasião, disse que, para melhorar a qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS), é necessário investir de forma significativa em inovação e soluções criativas, além de solucionar, de forma emergencial, obstáculos a um melhor atendimento aos cidadãos, como a lista de espera para serviço especializado.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Participaram da reunião ainda, entre outros, representantes de várias entidades da área da saúde, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Coas, o epidemiologista Pedro Hallal e cinco ex-titulares da pasta da Saúde: o senador Humberto Costa (PT-PE), o deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), Arthur Chioro, José Gomes Temporão e José Agenor. Os quatro primeiros integram o GT de Saúde.
Os cinco ex-ministros encontravam-se na sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Brasília durante o evento. Lula estava em São Paulo. O petista afirmou que a saúde, em seu governo, nunca será entendida como gasto, mas como investimento, e que haverá montante suficiente de recursos para recuperar a área, principalmente políticas como o Programa Nacional de Imunização (PNI).
No Twitter, o petista falou no início da tarde sobre a reunião. Na publicação, promete "trazer de volta o Zé Gotinha e fazer do Brasil mais uma vez referência mundial em vacinação". Ainda segundo ele, o PNI sofreu nos últimos anos.
Participei agora de reunião online com especialistas em saúde sobre o Programa Nacional de Imunizações, nosso programa de vacinas, que sofreu tanto nos últimos anos. Vamos trazer de volta o Zé Gotinha e fazer do Brasil mais uma vez referência mundial em vacinação. https://t.co/t0RDZqZbYK
? Lula (@LulaOficial) November 24, 2022
O GT de Saúde tem como integrantes, além de Humberto Costa, Padilha, Arthur Chioro e Temporão, Fernando Zasso Pigatto, Lúxia Souto, Ludhmila Abrahão Hajjar, Maria do Socorro de Souza, Miguel Srougi, Nísia Trindade Lima, Regina Fatima Feio Barroso e Roberto Kalil Filho. Às 19h, o GT se encontrará com prestadores de serviços do SUS, na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).