TCU pede que Defesa envie cópia de auditoria de urnas no primeiro turno
Ofício faz parte da autuação da Corte na segurança do processo eleitoral
O Tribunal de Contas da União (TCU) pediu que o Ministério da Defesa envie uma cópia do relatório de auditoria das urnas eletrônicas utilizadas no primeiro turno das eleições. A solicitação foi feita pelo subprocurador-geral Lucas Furtado e autorizada pelo ministro Bruno Dantas, no último domingo (9.out).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No texto, Furtado justifica que a Corte também está fazendo uma auditoria das urnas e, por isso, seria "imprescindível o acompanhamento da atuação de agentes chaves que de alguma forma participem do processo eleitoral". Ele ressalta ainda que, com o compartilhamento dos dados, a segurança do Estado sairá fortalecida.
Apesar do pedido, o TCU não define um prazo para que o documento seja encaminhado pelo Ministério da Defesa. No ofício, o subprocurador-geral pede apenas que a pasta revele o estudo "com a urgência que o caso requer".
+ Lula faz mistério sobre possíveis ministros; Bolsonaro admite manter nomes
Na última semana, a Corte também entregou um ofício ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), solicitando acesso aos Boletins de Urna de uma amostra de 4.577 seções eleitorais que foram sorteadas pelo órgão para serem submetidas à auditoria. O documento conta com 970 urnas utilizadas em capitais nacionais e dez usadas no exterior no primeiro turno.