Comprova: é falso o vídeo que associa confusão em Aracaju a ato de Lula
Informação foi verificada pelo Projeto Comprova, que reúne jornalistas de diversos veículos de imprensa
SBT Brasil
É falso o vídeo que associa uma confusão em Aracaju a um ato de campanha de Lula. As imagens, postadas como se fossem recentes, foram gravadas 9 anos atrás, durante a escolha do presidente do diretório do Partido dos Trabalhadores no Sergipe.
O vídeo mostra uma discussão entre militantes petistas. A postagem diz, textualmente, que a briga é "pelo pagamento do povo que foi ao ato de Lula".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O episódio, no entanto, não têm nada a ver com a passagem de Lula por Aracaju. A campanha dele promoveu um ato na cidade, no dia 18 de junho e, durante o evento, não foi registrado nenhum tumulto.
Também é enganoso o vídeo publicado com o título "Bolsonaro quer acabar com os direitos trabalhistas". A gravação é composta por trechos editados de uma entrevista do presidente da República para o SBT, no começo do mandato, em 2019.
O vídeo, porém, foi divulgado no mês passado, como se Jair Bolsonaro falasse de propostas atuais. De fato, na entrevista original, o presidente disse que o Brasil tem direitos em excesso e que os encargos trabalhistas atrapalham quem quer empreender.
Na ocasião, Bolsonaro indicou ainda que o Governo iria avaliar a possibilidade de acabar com a Justiça do Trabalho. Contudo, a publicação omitiu a parte em que ele sugere que ações trabalhistas sejam analisadas pela Justiça comum; e a parte em que ele reconhece que é impossível mexer em certos benefícios, porque são cláusulas pétreas, da Constituição, ou seja, não podem ser alteradas, nem com emendas.
Trata-se, portanto, de uma peça de desinformação. O conteúdo foi tirado do contexto para induzir a uma interpretação equivocada.
Leia também: