Lula tem 49% contra 42,7% de Bolsonaro, mostra agregador de pesquisas
Atualizada para o 2º turno, ferramenta do SBT News compila dados de 14 institutos
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) larga na frente na disputa do 2º turno das eleições presidenciais, segundo aponta o agregador de pesquisas do SBT News, desenvolvido pelo estúdio Lagom Data. Na manhã desta 6ª feira (7.out), petista aparece com 49% das intenções de voto, contra 42,7% do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL).
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Lula terminou o primeiro turno na dianteira, tendo recebido 48,43% dos votos válidos. Ele enfrenta no 2º turno o presidente Jair Bolsonaro, que ficou na segunda colocação, com 43,20%.
O agregador de pesquisas do SBT News compila resultados de 14 institutos. No gráfico, é possível ver a média geral das pesquisas ou filtrar por instituto, por método de levantamento e por tipo de contratante.
Para buscar os recortes dos levantamentos, clique na aba do quadro acima ao lado da palavra "média das pesquisas". Ao toque, aparecem as "médias das pesquisas"; "médias sem desviantes" (quando são retirados os levantamentos discrepantes, para baixo ou para cima); "média das pesquisas face a face (presenciais); "média das pesquisas telefônicas"; "média das encomendadas por mídia" (contratadas por veículos de comunicação); "média das encomendadas por bancos", além dos resultados apresentados por cada um dos 14 institutos.
Lagom
O Lagom Data é estúdio de inteligência de dados especializado em coleta, análise e visualização. Desde 2018, produz trabalhos para empresas jornalísticas e entidades do terceiro setor. Nas primeiras semanas da pandemia, foi pioneiro em coletar e visualizar dados que mostravam a expansão de casos e mortes por Covid-19 por município. Neste ano, criou o projeto Eleição Analítica, com análises de dados sobre as campanhas eleitorais brasileiras, com publicações próprias e parcerias.
Marcelo Soares é o diretor do Lagom Data. O jornalista é um dos pioneiros do jornalismo de dados no Brasil. É membro do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) e foi o primeiro editor de audiência e dados da Folha de S.Paulo. Trabalhos dele com análise de dados para reportagens ganharam prêmios Esso (2006), Petrobras (2017), INEP (2018) e Synapsis-FBH (2020).