Publicidade
Eleições

Conheça candidatos ao Senado Federal pela Bahia

São 6 candidatos , sendo que um deles está com o registro indeferido

Imagem da noticia Conheça candidatos ao Senado Federal pela Bahia
Candidatos ao Senado pela Bahia
• Atualizado em
Publicidade

No dia 2 de outubro, os eleitores irão às urnas para votar em seus candidatos a presidente, governador, senador e deputados federal e estadual. Na Bahia, estado com o quarto maior número de eleitores do Brasil, são seis candidatos ao Senado Federal, sendo que Cícero Araújo (PCO) está com o registro indeferido.

Leia as últimas notícias no portal SBT News

O partido, no entanto, recorreu da decisão. Um senador se elege e tem mandato de oito anos no Congresso Nacional. Confira abaixo os nomes:

Caca Leão (PP)    

Formado em administração com especialização em gestão pública, o deputado federal Carlos Felipe Vazquez de Souza Leão nasceu em 3 de novembro de 1979, em Salvador/BA. Filho do vice-governador, João Felipe de Souza Leão e Maria Teresa Vazquez de Souza Leão, atuou como assessor especial da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (2001-2003) e como diretor de Habitação da Prefeitura Municipal de Salvador (2009-2010).

Foi eleito deputado estadual pelo Partido Progressista (PP), 2011-2015, e deputado federal, também pelo PP, 2015-2019 e 2019-2023. Neste ano, Cacá Leão concorre concorre pela coligação Pra Mudar a Bahia (PSDB/Cidadania/Republicanos/PP/PDT/PTB/Podemos/PSC/DC/PRTB/União/Solidariedade/PMN), que tem como candidato ao governo ACM Neto (União Brasil).

Cacá tem como primeiro suplente o deputado federal Ronaldo Carletto (PP) e como segunda suplente a ex-vice-prefeita de Vitória da Conquista Irma Lemos (União Brasil).

Cícero Araújo (PCO)

Funcionário público aposentado, Cícero Araújo, 63 anos é nascido em Rui Barbosa (BA) e candidato ao Senado pela Bahia (BA) em 2022 pelo PCO.

Concorreu pela primeira vez em 2010, quando foi suplente de senador pelo PSOL. Araújo foi oficializado como candidato a senador pela Bahia em 2022 em convenção realizada no dia 5 de agosto. Ele concorre no partido isolado PCO, que tem como candidato ao governo Marcelo Millet (PCO). Cícero tem como primeiro suplente Pedro Cavalcante e como segundo suplente Silvano Alves, todos do PCO. 

Doutora Raíssa Soares (PL)

Nascida em Belo Horizonte (MG) e graduada pela Faculdade de Medicina da UFMG, em 1994, Raissa Oliveira Azevedo de Melo Soares reside desde 2019 em Porto Seguro, onde é médica.

Especializada em Medicina de Família e Comunidade pelo NESCON/Faculdade de Medicina da UFMG, Raíssa também foi secretária de Saúde de Porto Seguro em 2021. Concorre, neste ano, pela coligação Bahia de Mãos Dadas com o Brasil (PMB/Patriota/PL/Pros/Agir 36), que tem como candidato ao governo João Roma (PL). Raíssa tem como primeiro suplente Ulisses Brambini (PL) e como segunda suplente Zildete Soares (PL).

Marcelo Barreto (PMN)

Nascido em Salvador (BA), Marcelo Barreto mora em Porto Seguro (BA) e é presidente municipal do PMN. Começou sua militância política no movimento estudantil e sindical e se destacou na defesa dos interesses da classe trabalhadora. Barreto atuou por mais de 30 anos na área de serviço público com fornecimento de energia e foi membro do Comitê Gestor estadual do 'Programa Luz Para Todos', destinado a levar energia à zona rural bahiana. Ele concorre no partido isolado PMN e não tem candidato ao governo. Marcelo tem como primeiro suplente Rosa Virgínia Montalvão e como segundo suplente Marivaldo Neves, todos do PMN.

Otto Alencar (PSD)

Nascido na cidade de Ruy Barbosa (BA), Otto Alencar, 74 anos, é médico especializado em Saúde do Trabalho. Deu início à carreira política em 1986, quando foi eleito deputado estadual pela primeira vez. Foi reconduzido ao cargo por duas vezes. Também em duas ocasiões foi vice-governador da Bahia e governou o estado em 2002.

Em 2014, Alencar se elegeu senador. No cargo, ganhou notoriedade quando integrou a CPI da Pandemia. Já passou pelo PTB, PL e PSD. Agora Otto Alencar é novamente candidato ao Senado pela Bahia (BA) nas eleições 2022. Concorre, neste ano, pela coligação Pela Bahia, Pelo Brasil (PT/PCdoB/PV/PSB/PSD/Avante/MDB), que tem como candidato ao governo Jerônimo Rodrigues (PT).

Tâmara Azevedo (PSOL)

Tâmara Azevedo é socióloga, especialista em políticas públicas e agente de turismo. Azevedo faz parte do Coletivo de Entidades Negras (CEN) e do Conselho Gestor da Salvaguarda da Capoeira na Bahia.

Concorre, neste ano, pela coligação Agora é a vez do povo (Psol/Rede), que tem como candidato ao governo Kleber Rosa (PSOL). Tâmara tem como primeiro suplente o Professor Max (PSOL) e como segundo suplente Zem Costa (PSOL).

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade