Publicidade
Eleições

Em Minas Gerais, Romeu Zema pode garantir reeleição já no 1º turno

Atual governador do estado, o candidato do Novo tem vantagem de 21 pontos sobre Alexandre Kalil (PSD)

Imagem da noticia Em Minas Gerais, Romeu Zema pode garantir reeleição já no 1º turno
Romeu Zema, do Novo, candidato a reeleição ao governo do estado
• Atualizado em
Publicidade

Atual governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) é o favorito para a reeleição ao governo do estado. O candidato manteve ampla vantagem sobre Alexandre Kalil (PSD), segundo colocado na intenção de votos, durante toda a campanha eleitoral. Segundo a última pesquisa do Datafolha, divulgada em 1º de outubro, o candidato do Novo tem 56% dos votos válidos, ante 35% de Kalil.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Natural de Araxá, no Triângulo Mineiro, Romeu Zema, de 57 anos, foi eleito no 2º turno das eleições de 2018, derrotando o candidato do PSDB, Antonio Anastasia. Ele substituiu Fernando Pimentel, do PT. À época, Zema estreava na política e era apoiado pelo então candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PL). O empresário, que chegou a ficar em terceiro lugar nas intenções de voto, correu por fora, e surpreendeu ao ganhar a eleição com 71,80% dos votos válidos. De perfil liberal, Zema se colocou como uma alternativa de "renovação" no estado onde PT e PSDB se alternavam no poder nos últimos 16 anos.

Nas eleições deste ano, Zema não recebeu o apoio de Bolsonaro, que lançou o senador do PL Carlos Viana na disputa pelo segundo maior colégio eleitoral do país, com 16.290.870 eleitores. O ex-presidente Lula, candidato à presidência pelo PT, apoia o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil. A intenção de votos no pessedista vem crescendo.

Na primeira pesquisa Datafolha após a oficialização das candidaturas, divulgada em 18 de agosto, Zema tinha uma vantagem de 24 pontos porcentuais sobre Kalil, que chegou a 28 pontos porcentuais na pesquisa de 15 de setembro, mas caiu para 20 pontos porcentuais, no levantamento divulgado pelo Datafolha em 29 de setembro, com Zema com 50% das intenções de voto e Kalil, 30%.

Kalil, de 63 anos, governou Belo Horizonte de 2017 a março deste ano. Em 2014, concorreu a deputado federal por Minas Gerais, filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), mas não foi eleito. Concorre, neste ano, pela coligação Juntos pelo Povo de Minas Gerais (PT/PCdoB/PV/PSD/PSB).

Carlos Viana permaneu em terceiro nas intenções de votos, oscilando 1 ponto percentual, com 5% das intenções de voto. 

Diante desse cenário, Romeu Zema caminha para ser reconduzido ao Palácio Tiradentes no 1º turno. Para encerrar a disputa de primeira, é necessária a metade dos votos válidos, mais um.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade