Confira os preparativos para o debate dos presidenciáveis no SBT
Encontro entre os candidatos à Presidência acontece neste sábado (24.set), às 18h15
Simone Queiroz
Na véspera do debate com os principais candidatos à Presidência da República no SBT, promovido pelo maior pool de veículos de comunicação do ano, você vai conhecer os bastidores dos preparativos.
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Jornalistas, técnicos, seguranças, maquiadores, cabeleireiros, além de profissionais de várias outras áreas da emissora participam da organização. O debate dos candidatos à Presidência deste sábado (24.set) vai mobilizar pelo menos 370 profissionais do SBT para que tudo saia perfeito, à altura da importância do acontecimento.
Amanhã, claro, será ao vivo, a partir das 18h15 da noite, mas, na véspera, tem ensaio para a equipe que vai trabalhar no debate. Toda a operação que envolve câmeras, enquadramento, microfones abertos ou fechados precisa ser afinada igual uma orquestra. O comando do debate não é só de Carlos Nascimento, lá no estúdio, mas de uma turma toda também que fica na sala de controle chamada "switcher".
Serão quatro blocos. Em dois, os candidatos escolhem pra qual adversário perguntar. Com direito a réplica e tréplica. Nos outros dois, eles respondem perguntas feitas pelos jornalistas dos veículos que compõem o pool: SBT, CNN Brasil, Terra, Nova Brasil, Estadão, Eldorado e Veja.
Se a gente ensaia daqui, claro que os personagens principais treinam de lá, porque o debate é uma das estratégias para conquistar o eleitor. Chico Malfitani, que tem 40 anos de experiência como marqueteiro em diferentes campanhas pelo país, lembra que ao contrário do horário eleitoral, o confronto direto expõe os candidatos como eles são de verdade.
"Marqueteiro não controla candidato, principalmente, numa eleição presidencial. Não adianta querer mostrar uma coisa que você foi diferente a sua vida toda, como politico, se naqueles minutinhos em que ele está falando, ele vai tentar ser um outro personagem, não vai colar, não vai colar, ao contrário, vai pegar mal", afirma Chico.
Embora atualmente as redes sociais tenham um peso significativo nas campanhas, os especialistas explicam que o candidato não pode ir ao debate pensando em lacrar, impactar. Agressividade também não conquista eleitor indeciso, diz especialista.
"O candidato que precisa fazer o debate funcionar tenta fugir disso, ao máximo, e conversa pela realidade de quem vota. É como você vai fazer pra melhorar a vida do sujeito", afirma Gabriel Rossi, sociólogo e professor de marketing político na ESPM.
E independentemente do seu candidato se sair bem no debate e vencer a eleição, em algo todos ganhamos: "o debate tem um valor simbólico também que é a importância da democracia, as pessoas têm que debater, precisam se apresentar, serem confrontadas, isso faz bem pro nosso sistema politico", afirma o especialista.
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