Em primeiro embate, Bolsonaro fala de corrupção e Lula exalta passado
Ex-presidente adotou tom moderado para responder a pergunta do atual chefe do Executivo em debate
No primeiro embate direto entre os líderes das pesquisas de intenções de voto ao Planalto, no debate da TV Band, neste domingo (28.ago), o presidente Jair Bolsonaro (PL) citou a delação do ex-ministro Antonio Palocci para falar da corrupção em governos petistas, enquanto Lula, em tom moderado, relembrou feitos de sua gestão.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Primeiro a fazer perguntas, Bolsonaro escolheu Lula e o questionou sobre corrupção. "A Petrobras, ao longo de 14 anos de PT, se endividou em R$ 900 bilhões", disse o presidente, afirmando que o valor é 600 vezes maior do que o necessário para a transposição do Rio São Francisco.
Lula respondeu que "inverdades não valem a pena na televisão, citar números que são mentirosos também não compensam na televisão" e elencou medidas de seu governo para o combate à corrupção: "Não tem um presidente que fez mais investigação do que nós fizemos".
Bolsonaro rebateu dizendo que "segundo o Palocci, tudo no seu governo foi aparelhado". "Seu governo foi marcado pela cleptocracia", disparou. Na tréplica, o petista exaltou feitos de seu governo e arrematou: "É o país que o atual presidente está destruindo [...] O país que eu deixei é o país que o povo tem saudade".
O próximo debate será no SBT, no dia 24 de setembro, às 18h30, promovido pelo pool formado pelo SBT, CNN, Estadão, Terra, Nova Brasil FM, Veja e Rádio Eldorado.