Lula diz que Brasil pode voltar a ser protagonista internacional
Candidato à Presidência da República pelo PT conversou com jornalistas estrangeiros nesta 2ª
José Luiz Filho
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou o dia em São Paulo e deu entrevista para jornalistas de veículos estrangeiros. O candidato à Presidência abriu a conversa com falando sobre a posição que o Brasil pode alcançar nas relações com outros países.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"O Brasil tem potencial extraordinário de voltar a ser protagonista internacional, discutindo em igualdade de condições com todos os países do mundo, inclusive para que a gente possa discutir uma nova governança mundial", afirmou o ex-presidente.
Lula disse que pretende envolver outros países que integram a região amazônica nas medidas de preservação da floresta, defendeu a soberania brasileira e a cooperação com a ciência.
"O Brasil é soberano pelo solo da Amazônia, mas o Brasil não pode ser ignorante em não permitir que a ciência possa explorar todo potencial de nossa biodiversidade para saber o que a gente pode produzir, seja na indústria de comércio, seja na de fármaco, para a gente gerar melhoria de vida e emprego para 28 milhões de pessoas que moram na região amazônica", disse Lula.
Sobre a guerra na Ucrânia, o candidato do PT disse esperar que, até a eventual posse, o conflito já tenha acabado.
"Se eu ganhar as eleições, espero que a guerra entre Ucrânia e Rússia já tenha acabado, se acaso ela não tiver terminado o Brasil fará sforço com outros chefes de estado para estabelecer novamente a paz. Não nos interessa qualquer de guerra", afirmou.
Leia também: