Publicidade
Eleições

Executiva Nacional do MDB apoia aliança com PSDB-Cidadania no RS

No plano nacional, as três siglas apoiam a pré-candidatura de Simone Tebet à Presidência da República

Imagem da noticia Executiva Nacional do MDB apoia aliança com PSDB-Cidadania no RS
Eduardo Leite conversa com Gabriel Souza (Divulgação/Governo do RS)
• Atualizado em
Publicidade

A Executiva Nacional do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) aprovou nesta 4ª feira (29.jun) um indicativo a favor de uma aliança entre o partido e a federação PSDB-Cidadania para a disputa ao governo do Rio Grande do Sul em chapa única. De acordo com o MDB, a decisão foi unânime. Atualmente, o pré-candidato do partido a governador gaúcho é o deputado estadual Gabriel Souza, enquanto PSDB-Cidadania tem o ex-governador Eduardo Leite na disputa.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

No plano nacional, as três siglas apoiam a pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS) à Presidência da República. Segundo o MDB, a chapa única no sul "é fundamental para o projeto em torno" da senadora. Na semana passada, o presidente do PSDB-RS, deputado federal Lucas Redecker, enviou uma carta ao presidente do diretório gaúcho do Movimento Democrático Brasileiro, prefeito (de Rio Grande) Fábio Branco, convidando o MDB-RS a caminhar junto aos tucanos no Rio Grande do Sul a partir do processo eleitoral.

"Diante do contexto das eleições que se aproximam, consideramos importante que nos inspiremos no gesto de nossos líderes nacionais e possamos somar forças aqui no RS, para garantir aos gaúchos que não haja retrocesso nas conquistas recentes e que se viabilize um novo ciclo de prosperidade ao estado. Para isso, oferecemos a liderança do do ex-governador Eduardo", escreveu Redecker.

Nesta 4ª feira, entretanto, antes que a reunião da Executiva nacional do MDB ocorresse, Gabriel Souza escreveu no Twitter quem, diante da convocação do encontro, reafirmava sua "convicção de que o MDB-RS deve ter candidatura própria para governador". "Acredito que o RS precisa de novos nomes e ideias para um amplo projeto de desenvolvimento", completou. Ele não participou da reunião.

Depois que ela ocorreu, Fábio Branco, por sua vez, disse respeitar o diretório nacional, mas que a decisão sobre as eleições no território gaúcho será do diretório estadual, "como sempre foi". "Reafirmo a candidatura própria ao governo do Estado. Vou convocar a Executiva para acionar nossas instâncias partidárias e deliberar o assunto".

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade