Publicidade

Eleições indiretas em Alagoas viram disputa judicial entre Calheiros e Lira

Com aliado da família Calheiros favorito, Lira trava batalha judicial para barrar o pleito e beneficiar aliado

Eleições indiretas em Alagoas viram disputa judicial entre Calheiros e Lira
Assembleia Legislativa AL
Publicidade

No mesmo dia em que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes determinou alterações nas regras das eleições indiretas aos cargos de governador e vice-governador de Alagoas, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado republicou o edital convocando novas eleições para o próximo domingo (15.mai). O pleito, porém, segue indefinido, pois o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), autor da ação, entrou nesta 3ª feira (10.mai), com um recurso para barrar novamente a disputa para o madato-tampão até o julgamento da ação pelo plenário da Corte.  

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O cargo de governador ficou vago com a renúncia de Renan Filho (MDB) para concorrer ao Senado nas eleições de outubro. O posto de vice-governador, por sua vez, estava vago desde a saída de Luciano Barbosa (MDB) para disputar as eleições municipais de 2020, e o presidente da Assembleia Legislativa não quis assumir o mandato para também ser candidato em outubro.

O pleito, inicialmente marcado para o último dia 2, estava suspenso em razão de decisão liminar do presidente da Suprema Corte, ministro Luiz Fux. O Partido Progressistas (PP) ajuizou uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), com pedido de liminar, contra a convocação da eleição indireta para os cargos de governador e vice. Entre outros pontos, alegou que não foi respeitada a necessidade de filiação partidária para registro de candidatura e disse que a permissão de registro de candidatos a governador e vice de forma separada violaria o sistema eleitoral brasileiro, que prevê chapa única em eleições para o Executivo. Em defesa, tanto o ente federado quanto a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa alegaram que o edital respeita as leis que disciplinam o tema. 

A briga jurídica acirrou ainda mais os ânimos entre dois "caciques políticos" locais, o senador Renan Calheiros -- que apoia o deputado estadual Paulo Dantas (MDB) -- e Arthur Lira, que apoia indiretamente o deputado Davi Maia (União Brasil). Lira e seus aliados tentam barrar a possível vitória de Dantas que pode usar o mandato-tampão como "vitrine" para alavancar nas pesquisas. O senador Rodrigo Cunha (União Brasil) é o pré-candidato nas eleições de 2022 contra a família Calheiros. 

O presidente da Câmara acusou Renan Calheiros de um golpe com as eleições indiretas. "A decisão do ministro Gilmar Mendes, em relação à eleição indireta em Alagoas, determina que o grupo 'calheirista' corrija as irregularidades e abandone o golpe que tentava impor no Estado. Desde o início denunciamos a falta de respeito às leis praticada pelos Calheiros, se bem que essa é uma prática recorrente dos Renans", disparou Lira. "Renan Calheiros deveria pedir desculpa aos alagoanos por mais essa irregularidade que praticou. É improvável que o faça, pois está no seu DNA desrespeitar as instituiçoes e o povo. Vamos continuar vigilantes, buscando o que é correto e bom para Alagoas, pq esse é o nosso dever", acrescentou. 

Renan rebateu Lira o comparando com Bolsonaro. "Arthur Lira é o embrião do golpismo. Em mais uma chicana, depois da decisão do STF, com propósito único de procrastinar, o PP tenta adiar a eleição constitucional de Alagoas. Exatamente como planeja seu chefe Bolsonaro", rebateu Calheiros. 

Se o recurso do PP não prosperar, as eleições indiretas ocorrem no domingo (15.mai), às 13h. Os candidatos deverão apresentar conjuntamente o registro de candidatura de chapa para governador e vice-governador, em até 72 horas antes da realização da eleição. 

Briga Jurídica 

A disputa jurídica envolve nomes da política nacional, como o da família Calheiros, aliados do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas que apoiam o deputado estadual Davi Maia (União Brasil) para governador. O adversário dele -- e favorito nas pesquisas -- é o deputado estadual Paulo Dantas (MDB). 

A judicialização começou na 4ª feira (27.abr) após o PSB conseguir uma liminar (decisão temporária) anulando a disputa. Segundo os socialistas, liderados pelo ex-deputado JHC, a realização do pleito está contrariando a Constituição Federal e Estadual. "Incompatível com os ditames das Constituições Federal e Estadual, eis que contraria as mais basilares garantias correspondentes à legitimidade do pleito", argumentou o diretório regional da sigla.

Na 6ª feira (29.abr), a Procuradoria Geral do Estado (PGE), a pedido do governador em exercício, desembargador Kléver Loureiro, presidente licenciado do TJAL, ingressou com um recurso tentando reverter a decisão de primeira instância. Um dos argumentos do Estado era de que a suspensão das eleições causa "grave lesão à ordem pública".

Na decisão de segunda instância, o magistrado acolheu os argumentos da PGE e atacou o pedido formulado pelo PSB. "É possível perceber que, apesar de o autor ter nomeada a ação de 'ação ordinária' e protocolá-la perante o juízo de primeiro grau, sob o pretexto de buscar a anulação do edital de convocação das eleições indiretas para o cargo de governador e vice-governador do estado de Alagoas, o quase pretende, na verdade, é uma autêntica declaração de inconstitucionalidade", anotou o juiz na decisão.  

No sábado (30.abr), o PSB foi ao STJ tentar reverter a decisão da vice-presidência do TJAL que manteve a disputa. Mas, o STJ negou o recurso dos socialistas. "Ante o exposto, não conheço do pedido", decidiu o vice-presidente do STJ, Jorge Mussi. 

No domingo (1º.mai), por volta das 12h, o PP entrou com uma ADPF no STF questionando o edital e a legislação que convocou as eleições indiretas, conseguindo suspender o pleito no plantão Judiciário. No mesmo dia, o relator, ministro Gilmar Mendes, manteve suspensa as eleições e pediu informações ao Estado e para a Assembleia Legislativa de Alagoas.

Em 9 de maio, o ministro Gilmar Mendes determinou a reabertura do prazo de inscrição de candidatos para a eleição, com o registro de chapas únicas. A decisão foi tomada nos autos da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 969, em que o PP questionava o edital lançado pela Assembleia Legislativa do estado com a convocação para eleições indiretas para preenchimento dos cargos. 

Publicidade
Publicidade

Assuntos relacionados

sbt news
alagoas
eleicoes indiretas
arthur lira
renan calheiros
pp
mdb
psb
paulo dantas
rodrigo cunha
eleicoes indiretas al
maceio
rodolfo andrade
portalnews
eleicoes

Últimas notícias

Candidatos à prefeitura de São Paulo intensificam campanha neste sábado

Candidatos à prefeitura de São Paulo intensificam campanha neste sábado

Guilherme Boulos, Tabata Amaral e Ricardo Nunes participam de eventos para mobilizar eleitores na reta final da campanha
Justiça torna reús três coaches que davam curso para conquistar mulheres

Justiça torna reús três coaches que davam curso para conquistar mulheres

Grupo deu festa em uma mansão, na zona sul de São Paulo, com a presença de menores de idade
Diddy: O que é fato e o que é especulação no escândalo que sacode o mundo da música americana

Diddy: O que é fato e o que é especulação no escândalo que sacode o mundo da música americana

SBT News foi até a mansão do magnata do hip-hop em Los Angeles para contar tudo o que se sabe até agora sobre a prisão e as acusações contra P.Diddy
Space X e Nasa lançam missão para resgatar astronautas 'presos'

Space X e Nasa lançam missão para resgatar astronautas 'presos'

Foguete foi enviado para o resgate dos pilotos de teste Suni Williams e Butch Wilmore, que estão na estação espacial internacional desde junho
MC Ryan tem shows cancelados após agressão contra mulher

MC Ryan tem shows cancelados após agressão contra mulher

Equipe de comunicação também deixou o funkeiro, que agrediu a modelo Giovanna Roque, mãe de sua filha
Deputada Carla Zambelli é diagnosticada com síndrome de taquicardia, diz hospital

Deputada Carla Zambelli é diagnosticada com síndrome de taquicardia, diz hospital

Internação impediu a parlamentar de participar de audiência no STF sobre invasão hacker; condição causa batimentos cardíacos irregulares e diverticulite aguda
Primeira-dama de João Pessoa e assessora chegam ao presídio após justiça manter prisões

Primeira-dama de João Pessoa e assessora chegam ao presídio após justiça manter prisões

As duas foram presas na manhã deste sábado (28) na terceira fase da Operação Território Livre
Crime bárbaro: Homem que matou a irmã por disputa de herança se entrega à polícia em SC

Crime bárbaro: Homem que matou a irmã por disputa de herança se entrega à polícia em SC

Vítima estava grávida; irmãos tinham desavença há anos
Após morte de 2 brasileiros em bombardeios, chanceleres do Brasil e do Líbano se reúnem

Após morte de 2 brasileiros em bombardeios, chanceleres do Brasil e do Líbano se reúnem

Ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira teve reunião com Abdallah Bou Habib em Nova York (EUA), neste sábado (28)
Servidor da Universidade Federal do Amazonas é preso por ameaçar mulheres no ambiente de trabalho

Servidor da Universidade Federal do Amazonas é preso por ameaçar mulheres no ambiente de trabalho

Segundo a Polícia Federal, responsável pela prisão, homem chegou a mandar mensagens intimidadoras e até imagens de arma e facões a colegas e superiores
Publicidade
Publicidade