Publicidade
Eleições

Dória não abrirá mão de disputar Presidência pelo PSDB

Ex-governador de SP tenta costurar apoio interno e externo

Imagem da noticia Dória não abrirá mão de disputar Presidência pelo PSDB
João Doria diz que a chance de não estar na urna eletrônica como candidato a presidente da República é nenhuma| Reprodução/Governo do Estado de São Paulo
• Atualizado em
Publicidade

Embora negue oficialmente, o ex-governador de São Paulo João Doria tem dito a interlocutores que a chance de não estar na urna eletrônica como candidato a presidente da República é "nenhuma". Ele insiste que irá, sim, ser cabeça de chapa pelo PSDB na disputa pelo Palácio do Planalto.

Há uma ala entre os tucanos que defende aguardar os efeitos das inserções de Doria na TV e no rádio para ver se ele consegue melhorar o desempenho nas pesquisas de intenção de voto, chegando a pelo menos 5% e, se isso não acontecer, tentar minar a candidatura do paulista.

Já apoiadores de Doria defendem que ele só decolará quando deixar de titubear e assumir que realmente vai disputar a Presidência.

Se ele mantiver a decisão de concorrer mesmo sem o apoio de parte expressiva do partido, terá ao menos que contar com a boa vontade do presidente da legenda, Bruno Araújo, que é o dono da chave do cofre, ou seja, quem, no fim das contas, divide os recursos entre candidaturas para executivo e legislativo, respeitando as cotas necessárias, porém, com bastante discricionaridade. Ou então empenhar recursos próprios. A dependência financeira dos candidatos em relação ao chefe da sigla é um dos efeitos do fim do financiamento privado de campanha. Caso o candidato ainda pudesse levantar fundos com empresas privadas de Doria, que é empresário, não teria dificuldades, já que tem bom trânsito com o PIB brasileiro.

Doria e Bruno Araújo têm conversado com frequência. Nesta 4ª feira (4.mai) fizeram várias reuniões juntos na sede do PSDB em Brasília.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade