Eleições Municipais 2024: Nunes e Boulos empatam pela Prefeitura de SP e Datena sobe para 3º, veja pesquisa
Instituto Paraná Pesquisas perguntou aos eleitores em que "eles não votaria de jeito nenhum"; saiba o candidato mais rejeitado
O atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) aparecem tecnicamente empatados na corrida eleitoral para a Prefeitura de São Paulo. Segundo levantamento do Paraná Pesquisa, divulgado nesta quinta-feira (8), o prefeito tem 25,1% das intenções de votos e Boulos 23,2%.
No levantamento em que os entrevistados conhecem as opções para a eleição, o apresentador José Luiz Datena (PSDB) saltou para o terceiro colocado, sendo escolhido por 15,9% dos eleitores.
Em seguida vem, Pablo Marçal (PRTB) com 12,5%, Tabata Amaral (PSB) com 5,5%, Marina Helena (Novo) com 3,5%, João Pimenta (PCO) com 1,1%, Fernando Fantauzzi (DC) com 0,5%, Altino Prazeres (PSTU) com 0,4% e Ricardo Senese (UP) com 0,3%. Além disso, 4,3% dos entrevistados responderam que não sabem quem escolher e 7,6% disseram que vão anular ou votar em branco.
O Paraná Pesquisas ouviu 1.500 eleitores entre os dias 4 e 7 de agosto. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança da amostra é de 95%. Os dados foram registrados no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º SP-08701/2024.
+Boulos aparece à frente de Nunes em disputa pela Prefeitura de SP, diz pesquisa
+Por que as pesquisas eleitorais têm metodologias diferentes? Entenda
Quem melhorou ou piorou nas intenções de voto?
Na comparação com o levantamento realizado pelo instituto em julho, Ricardo Nunes, Guilherme Boulos, Tabata Amaral e Marina Helena tiveram redução nas intenções de voto. Datena foi o que mais cresceu, seguido do Marçal e João Pimenta, em pontos percentuais. Veja:
Quem venceria o segundo turno?
No levantamento, com o pleito sendo decidido no segundo turno, o atual prefeito aparece como o eleito no cenário contra Guilherme Boulos e José Luiz Datena. A pesquisa mostra Nunes vencendo com a diferença de 14,6 e 12,2 pontos percentuais, respectivamente.
Na simulação em que Boulos e Datena disputam o segundo turno, o tucano foi escolhido pelos entrevistados como o novo mandatário por um diferença de 4 pontos percentuais.
Rejeitados
O Paraná Pesquisas também perguntou aos eleitores quais candidatos "não votaria de jeito nenhum?"
Boulos foi o mais rejeitado, Marçal em segundo e Datena em seguida. Veja: