Publicidade
Economia

Tarifaço dos EUA afeta exportação de mel do Sul do Brasil

Setor teme perda de mercado e busca alternativas para reduzir prejuízos

Imagem da noticia Tarifaço dos EUA afeta exportação de mel do Sul do Brasil
Tarifaço dos Estados Unidos afeta exportação brasileira de mel
Publicidade

O setor de apicultura no Sul do Brasil já sente os efeitos das novas tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. Os três estados da região são os maiores produtores de mel do país e, juntos, exportam a maior parte da produção para o mercado norte-americano.

Em Içara (SC), uma das principais empresas exportadoras envia, em média, 400 contêineres de mel por mês para os EUA — o equivalente a mais de 7,6 mil toneladas por ano. Com o tarifaço, as projeções para os próximos meses são incertas. “Margens de lucro muito menores até o mercado se adaptar e possivelmente a gente não vai conseguir absorver todo esse impacto”, afirmou Guilherme Castagna, diretor de operações da empresa.

+ Preço de frutas começa a cair em feiras de SP, mas impacto do tarifaço ainda preocupa

Santa Catarina é o terceiro maior exportador de mel do Brasil, e o Sul do estado concentra grandes produtores, mas o impacto das tarifas deve atingir também pequenos e médios apicultores. Os EUA compram, em média, 75% de todo o mel brasileiro, e a redução desse mercado preocupa o setor.

Segundo a Associação Brasileira dos Exportadores de Mel, no mês passado as exportações para os Estados Unidos já caíram 50% em relação ao volume habitual. A venda para outros mercados, como Reino Unido, Alemanha e Bélgica, não é suficiente para compensar a perda.

“Essas empresas podem estar sendo impactadas a médio e curto prazo na competitividade de seus produtos no mercado nacional e na entrada no mercado americano”, alertou Julio Zilli, coordenador do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX).

Diante do cenário, produtores buscam alternativas para minimizar os prejuízos e reforçam o apelo político para defender o setor. “Agora é mais um trabalho político, mostrar o quão importante é a abelha dentro do ecossistema, a importância da exportação e quantas famílias vivem da apicultura”, completou Castagna.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade