Sistema financeiro divulga nota de apoio ao BC em meio ao caso Master
Associações que representam 1.446 instituições financeiras dizem que independência do BC é imprescindível


Raquel Landim
Em meio ao caso do Banco Master, 11 associações que representam 1.446 instituições financeiras divulgaram uma nota de apoio ao Banco Central (BC).
“É imprescindível preservar a independência institucional e a autoridade técnica das decisões do Banco Central, de forma a manter um dos pilares fundamentais de qualquer sistema financeiro sólido, resiliente e íntegro”, diz a nota.
Entre as instituições signatárias, está a Febraban, que reúne os maiores bancos do país, a Ambima, de mercado financeiro e de capitais, e Acrefi, de concessão de crédito.
Segundo apurou a coluna, há um incômodo com a inspeção pedida pelo TCU (Tribunal de Contas da União) no material da liquidação do Master no Banco Central.
Em despacho, o relator do caso, o ministro Jhonatan de Jesus, manda que a unidade técnica do TCU tenha “acesso direto, em ambiente controlado e com cautelas de sigilo a documentos e registros internos essenciais”.
Segundo o ministro, não compete ao TCU “substituir o BC”, “nem impor determinada solução regulatória, reavaliando conveniência e oportunidade da medida adotada”.
Ele, no entanto, avalia que o controle externo incide “sobre a regularidade do processo decisório”.
Fontes do setor financeiro estão preocupados com a possibilidade do TCU reverter a liquidação do Master abalando a credibilidade do BC.







