Pivotando: "São as pessoas felizes que têm sucesso", defende Mary Elbe em 'A Prática da Felicidade'
A advogada, palestrante e escritora conversou com João Kepler no 33º episódio do videocast do SBT News; assista!
SBT News
"Eu tinha certeza de que era uma pessoa feliz, mas eu estou hoje dentro da comprovação científica do que é uma pessoa feliz", observou a advogada, palestrante e escritora Mary Elbe Queiroz, em conversa com João Kepler, no 33º episódio do Pivotando. Considerada uma das maiores autoridades em Direito Tributário do país, sendo uma das quatro brasileiras a conquistarem o título de pós-doutora na Universidade de Lisboa, a convidada deixou uma carreira de quase 30 anos como auditora da Receita Federal para se dedicar ao estudo da psicologia positiva e da chamada "Ciência da Felicidade".
Hoje, Mary Elbe compartilha suas pesquisas e experiências de vida a ajudar pessoas a encontrarem seus propósitos e sua própria felicidade. "Eu desenvolvi o treinamento da felicidade com as atitudes que você tem que ter para que você possa sair da negatividade - que nosso cérebro tende a ser negativo como defesa, sobrevivência, desde a época que ele foi formado. E aí ele muda da negatividade para a positividade, através de atitudes positivas", explicou a autora do livro "Prática da Felicidade – Domine a arte de ser feliz", que deu origem a uma mentoria e ao aplicativo FEDDA - sigla para Foco, Esforço, Determinação, Disciplina e Ação.
"Mais ou menos 50% da nossa felicidade é genética, ou seja, não é seu pai, sua mãe, se não, todo irmão de pai feliz seria feliz. Não, ela é genética porque vem uma carga de ancestralidade na sua vida. E aí, 10% apenas são as circunstâncias da vida: se é rico, se é pobre, gênero, raça, clima frio. E 40% são as atitudes. Então, as atitudes que você escolhe ter é que farão a diferença na sua vida", acrescentou Mary Elbe.
Ao longo do bate-papo, a convidada também comentou sobre sua carreira como advogada e sua ativa participação em audiências públicas no Congresso Nacional em pautas ligadas ao sistema tributário brasileiro - dentre elas, as discussões da própria Reforma Tributária. Mary Elbe também teve papel de destaque nos debates da criação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (SIMPLES), a qual deu nome.
+ Pivotando: Mais difícil que construir um negócio é "deixar um legado", diz Carla Sarni
"Eu saí da Receita Federal e já tinha um nome no Brasil, na área tributária, e fui convidada pelo Sebrae para dar consultoria. E eu nunca me esqueci, porque eu era a única mulher e um monte de homem, então, eu sentava na mesa ali e quase ninguém queria me ouvir, mas eu falo alto e me impus", ela lembrou. "Estavam lá na reforma de 2003, discutindo vamos fazer algo para a Micro e Pequena Empresa, para aumentar o limite na Constituição, e eu disse 'espera ai, a Constituição não é para isso! Vamos aproveitar esse momento para fazer algo grande! Vamos fazer a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa', e ficou. [...] Eu era conhecida como 'a mãe das micrinhas'".
Assista ao bate-papo completo com a advogada tributarista, palestrante e escritora, Mary Elbe, no 33º episódio do Pivotando:
O videocast Pivotando, com apresentação de João Kepler, vai ao ar toda 4ª feira, às 10h, no canal do SBT News no Youtube, no SBT Vídeos e nas plataformas de áudio.