Pivotando: "Não existe um CNPJ forte com um CPF fraco", defende Marcelo Germano
O fundador do "EAG - Empresa Autogerenciável" foi o convidado de João Kepler no 65º episódio do videocast do SBT News; assista!
"Se você tem uma cultura boa e um líder bom, você tem uma empresa legal de trabalhar. Só que se você não tem gestão, você tem uma empresa bagunçada, e uma empresa bagunçada gera ineficiência, e a ineficiência cobra um preço. E esse preço é que a empresa não cresce e as pessoas, automaticamente, não crescem", observou o empresário e mentor Marcelo Germano, em conversa com João Kepler, no 65º episódio do Pivotando.
Fundador do "EAG - Empresa Autogerenciável" e do "Movimento Empresa Sem Caos", o convidado explicou os seis pilares essenciais para a construção e manutenção de um negócio próspero; são eles: cultura, liderança, gestão, finanças, tração e domínio pessoal. "Você precisa ter gestão. E gestão é processo, é rotina, é olhar indicador, é fazer plano de ação, é executar o plano de ação, é entender quem do time vai executar o que, quando e porque, e acompanhar esses rituais de rotina", esclareceu Germano.
Marcelo Germano: "Viver uma cultura significa você bancar os seus valores. Se você fala que o seu valor é 'ética', tudo que você for fazer tem que ser pautado pela ética. Você tem que bancar, é não negociável".
O empresário destacou a importância da chamada 'cultura organizacional' dentro de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Para o especialista, para além de placas decorativas, as diretrizes 'missão, visão, valores' são as responsáveis por nortear tanto o perfil do empreendimento como o das pessoas que fazem parte dele. "Cultura não é o que você escreve, é o que você vive. [...] É a narrativa que você cria sobre o que é a sua empresa, sobre aonde a sua empresa está indo, como ela está indo, quem ela atrai para a empresa - para trabalhar na empresa -, qual é a mentalidade dessas pessoas, o que essas pessoas precisam fazer para crescer nessa empresa", indicou o convidado.
Marcelo Germano: "Não dá para construir uma cultura forte com uma liderança fraca. [...] Não existe um CNPJ forte com um CPF fraco".
Germano falou ainda sobre o papel do líder na definição e aplicação desses pilares, e enfatizou que, além de gestor, o empreendedor deve ser um exemplo para sua equipe. Citando um famoso ditado popular, o convidado defendeu a responsabilidade do empresário no direcionamento do negócio.
Marcelo Germano: "A minha frase provocativa é 'você está fazendo papel de dono ou está no pasto pastando, fazendo papel de gado?'"
"O olho do dono que engorda o gado, né? Qual a função do olho? Visão. A função do olho é a visão. E se é o olho do dono que engorda o gado e a função do olho é a visão, o dono tem que ter a visão do negócio, ele tem que dar o direcionamento do negócio. É isso que engorda o gado. [...] O dono de empresa quando monta uma empresa acreditando que é o olho do dono que engorda o gado e ele vai lá fazer o trabalho operacional, na verdade, ele não está fazendo papel de dono, ele está fazendo papel de gado, ele está pastando", concluiu o empresário.
Assista ao bate-papo completo com Marcelo Germano no 65º episódio do Pivotando:
O videocast Pivotando, com apresentação de João Kepler, vai ao ar toda 4ª feira, às 10h, no canal do SBT News no Youtube e nas plataformas de áudio.