Economia

Leilão de áreas para petróleo e gás arrecada quase R$ 1 bilhão e bate recorde no Brasil

34 blocos foram arrematados por nove empresas, nas bacias do Parecis, Santos, Pelotas e também na Foz do Amazonas

Um leilão de concessão de áreas para exploração de petróleo e gás no Brasil bateu recorde de arrecadação. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) arrecadou quase R$ 1 bilhão com os lances de empresas interessadas em explorar novas áreas.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Foram arrematados 34 blocos por nove empresas, nas bacias do Parecis, Santos, Pelotas e também na Foz do Amazonas.

Os principais destaques são as regiões pertencentes à Bacia da Foz do Amazonas, na Margem Equatorial. A área tem sido chamada de “novo pré-sal” por seu potencial para abrigar grandes reservas de petróleo, embora haja preocupações ambientais em relação à exploração.

A ANP afirmou que o resultado demonstra a confiança dos investidores no Brasil. A assinatura dos contratos está prevista para novembro de 2025.

Os 172 blocos ofertados no leilão desta terça-feira estão distribuídos em 16 setores, localizados em cinco bacias sedimentares — quatro marítimas e uma terrestre.

No mar, estão as bacias da Foz do Amazonas (na costa do Amapá e parte do Pará), Potiguar (entre o Rio Grande do Norte e o Ceará), Santos (entre o Rio de Janeiro e Santa Catarina) e Pelotas (no litoral do Rio Grande do Sul). A única bacia terrestre é a dos Parecis, localizada nos estados de Mato Grosso e Rondônia.

Últimas Notícias