Conselho reduz taxa máxima de juros do consignado para 1,68%
Mudança acompanha queda da taxa Selic e entrará em vigor cinco dias após publicação no Diário Oficial
O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou, na quarta-feira (24), mais uma redução dos tetos de juros dos consignados para beneficiários do INSS. O limite para o empréstimo com desconto em folha caiu de 1,72% para 1,68%, enquanto o teto de juros para o cartão de crédito e cartão consignado passou de 2,55% para 2,49%.
+ INSS começa a pagar 13º salário nesta quarta-feira (24); veja quem recebe
Segundo o Conselho, as mudanças acompanham a redução da taxa Selic pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), que, em março, passou de 11,25% para 10,75% ao ano. A previsão é que as mudanças entrem em vigor cinco dias após a publicação da resolução no Diário Oficial da União (DOU).
Quando começarem a valer, os bancos e instituições financeiras não poderão ofertar empréstimos e cartões consignados com taxas acima dos novos limites.
Em comunicado, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, comemorou a decisão do CNPS, afirmando que a baixa dos juros é importante para reduzir o endividamento dos aposentados e pensionistas. “Meu compromisso é com os 39 milhões de beneficiários da Previdência Social. Eles que me movem a manter esse debate”, afirmou.