Compras na véspera do Natal agitaram o comércio em São Paulo
Consumidores que deixaram para comprar presentes na última hora enfrentaram lojas de rua e shoppings lotados na capital paulista
Flavia Travassos
Na véspera de Natal, a agitação tomou conta do comércio em São Paulo com as compras de última da hora. Clientes enfrentaram filas, mas aproveitaram as promoções natalinas.
O movimento começou cedo na Rua 25 de Março, maior centro de comércio popular do país. Entre as cenas típicas, crianças com carrinhos de brinquedo e famílias carregando sacolas cheias se destacaram.
O produtor musical Pedro Henrique, por exemplo, saiu com as mãos ocupadas de presentes. "Agora a criançada vai ficar feliz", comentou. Na porta das lojas, vendedores não paravam de anunciar promoções especiais de Natal.
+ Cidade do menino Jesus, Belém passa Natal em meio à guerra entre Israel e Hamas
A movimentação se estendeu aos shoppings, onde os consumidores tiveram até as 18 hras para garantir os últimos itens. Segundo a Associação Brasileira de Shoppings Centers, o gasto médio previsto para os clientes é de R$ 217,34 por compra. Este ano, a expectativa é que as vendas natalinas movimentem cerca de R$ 6 bilhões em todo o Brasil.
Houve ainda espaço para a solidariedade. Um shopping na Zona Norte lançou uma campanha para doações: "O cliente pode participar da promoção, doar para uma instituição e ainda dobrar as chances de ganhar no sorteio no começo do ano que vem", explicou Fabio Segura, superintendente do shopping.