Inadimplência cai em novembro e atinge 23,5% das famílias na capital paulista
Resultado foi mais significativo para famílias com renda mensal superior a 10 salários mínimos
Camila Stucaluc
O número de inadimplentes na capital paulista registrou queda em novembro. Segundo balanço da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP), cerca de 26,4 mil famílias conseguiram quitar as dívidas no último mês, baixando o percentual de lares em situação de inadimplência para 23,5%.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O resultado foi mais significativo para famílias com renda mensal superior a 10 salários mínimos, passando de 12,4%, no mês anterior, para 11,6%. Já no outro grupo das famílias com renda até 10 salários mínimos, a queda foi menor: de apenas 0,4 ponto percentual, chegando a 28,2% no mês. O cartão de crédito (84,4%) foi o principal motivador das dívidas.
Estima-se que cerca de 31,7% das receitas domésticas estavam direcionadas ao abatimento de dívidas em novembro, sendo o maior contabilizado pela série histórica da FecomercioSP, iniciada em 2010. Isso significa que os consumidores têm comprometido a renda mensal com valores mais elevados nas parcelas e por mais tempo.
+ Um em cada três consumidores que vão comprar no Natal já tem dívidas
"Essa análise pode ser corroborada pelo fato de que os paulistanos estão mais confiantes para consumir. A inflação sob controle e os juros em queda contribuem para a manutenção de um cenário positivo, sem contar a chegada do 13º salário, capaz de influenciar o consumo de bens e serviços e de liberar o pagamento de contas.", explicou a FecomercioSP.