Pix é conhecido por 91,6% dos brasileiros, diz pesquisa do Banco Central
Levantamento sobre o meios financeiros mostra que 81% afirmam pagar as contas em dia; 65% não têm reserva
Guto Abranches
O Pix é o produto financeiro mais conhecido e utilizado pela população: 91,6% dos brasileiros afirmam conhecer o meio de pagamento e 64% dizem usar o instrumento para suas operações bancárias. O levantamento faz parte da pesquisa do Banco Central do Brasil para medir os conhecimentos, atitudes e comportamentos que ajudam a fazer escolhas no uso do dinheiro no dia a dia -- o chamado letramento financeiro. Em média, numa escala que vai de 0 a 100, o nivel de familiaridade dos brasileiros com estes recursos para operação financeira é de 59,6 pontos.
+ Leia mais notícias do SBT News
A pesquisa foi divulgada nesta 3ª feira (21.nov). Além do Pix, os brasileiros dizem conhecer também o cartão de crédito e as contas correntes. Veja como se distribui o nível de conhecimento financeiro dos brasileiros.
- Jovens de 16 a 24 anos: 64,5 pontos
- Homens: 61,8 pontos
- Maiores de 60 anos: 53,6 pontos
- Renda familiar de até dois salários mínimos: 56,0
Dependendo do recorte social, as condições para promover um maior conhecimento das operações e instrumentos financeiros podes melhorar. "Os números indicam que o letramento financeiro dos brasileiros ainda pode melhorar, especialmente para alguns grupos específicos, como mulheres, idosos, pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos e moradores da região Nordeste. Por outro lado, vimos que o melhor desempenho na pesquisa foi de pessoas com maior nível de escolaridade e daquelas que possuem diversos produtos e serviços financeiros contratados, como poupança, seguro e crédito", explica Luis Gustavo Mansur Siqueira, chefe do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira (Depef) do BC.
Retrospecto
Nos últimos anos 64% dos brasileiros enfrentaram algum desequilíbrio financeiro. Mas 81,8% afirmam sempre pagar as contas em dia. Entender contas que envolvam juros simples só é possível para 14,3% deles.
Outros destaques da pesquisa:
- 81,4% dizem que pensam se podem pagar uma compra antes de realizá-la
- 79,6% dos responsáveis pelas decisões financeiras adotam mais de uma medida de controle de orçamento
- 37,3% discordam da frase " me sinto mais satisfeito ao gastar dinheiro do que guardá-lo a longo prazo"; 42,7% discordam
- 65% não possuem resiliência financeira: se precisassem pagar por uma grande despesa inesperada hoje, a maioria não conseguiria sem fazer um empréstimo o
- 49,1% dizem que preocupações financeiras são motivo de estresse em casa, e 45,5% afirmam que essas preocupações prejudicam a saúde.
Bem-estar financeiro
- 44,8% afirmam que nunca ou raramente sobra dinheiro no final do mês
- 48,6% estão apenas se virando financeiramente
- 36% estão preocupados que o dinheiro não vai durar
Leia também