Publicidade
Economia

Produção de grãos pode chegar a 317,5 milhões de toneladas na safra 2023/24

Previsão é da Conab, que aponta arroz, feijão e soja como principais colheitas do período

Imagem da noticia Produção de grãos pode chegar a 317,5 milhões de toneladas na safra 2023/24
Agência Brasil
• Atualizado em
Publicidade

A safra brasileira de grãos no ciclo 2023/24 poderá chegar a uma produção de 317,5 milhões de toneladas. A estimativa é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que sinaliza um ligeiro decréscimo em comparação à temporada passada, influenciada pela perspectiva inicial de diminuição na produtividade média.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Ao que as projeções apontam, teremos, pelo menos, a segunda maior safra da história do Brasil. É preciso acompanhar o desenvolvimento das culturas e os ajustes que realizaremos ao longo da temporada, que podem fazer com que a produção desta safra supere inclusive a da safra passada. No entanto, mesmo que não seja um novo recorde, temos a expectativa de uma boa colheita", afirma o presidente da Conab, Edegar Pretto.

Entre as principais culturas acompanhadas, o arroz apresenta, inicialmente, estimativa de incremento, tanto na área plantada, quanto na produtividade média, resultando em uma expectativa de produção na ordem de 10,8 milhões de toneladas. O número representa incremento de 7,7% em comparação ao volume colhido na safra 2022/23.

Assim como no caso do arroz, a Conab também prevê uma recuperação de área para o feijão, podendo atingir 2,78 milhões de hectares, somando-se os três períodos de cultivo dentro do ano-safra. O plantio da primeira safra da leguminosa já está em andamento, com 61% da área estimada já semeada no Paraná e 32% em Santa Catarina. A expectativa para a produção total é de 3,1 milhões de toneladas - alta de 0,8% em relação à temporada anterior.

Para a soja, principal grão cultivado no país, as estimativas são de crescimento tanto na área como na produtividade, mas em uma velocidade menor que o registrado no último ano-safra. Com uma área prevista de 45,18 milhões de toneladas e uma produtividade média inicial estimada em 3.586 quilos por hectare, a produção deve alcançar um pouco mais de 162 milhões de toneladas. 

+ Arroz é um dos cereais mais consumidos do planeta

O cenário é oposto no caso do milho. As estimativas apontam para uma redução de 4,8% na área plantada, projetada em 21,19 milhões de hectares, e de 4,9% na produtividade média, chegando a 5.636 quilos por hectare. A produção total esperada para o cereal na safra 2023/24 é de 119,4 milhões de toneladas frente às mais de 130 milhões de toneladas colhidas no ciclo passado.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade