Vendas no varejo cresceram 0,7% em julho, diz IBGE
Em equipamentos e material para escritório, o volume de vendas subiu 11,7%
Guilherme Resck
O volume de vendas do comércio varejista cresceu 0,7% no mês de julho, em comparação com junho, de acordo com a nova edição da Pesquisa Mensal do Comércio -- divulgada nesta 6ª feira (15.set) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A média móvel trimestral ficou em 0,1%. Em comparação com julho do ano passado, o volume de vendas cresceu 2,4%, sendo a segunda alta consecutiva nessa comparação. No ano, até julho, o volume de vendas acumula alta de 1,5%, frente ao registrado no mesmo período de 2023. Já nos últimos 12 meses, alta de 1,6%.
Ainda conforme a pesquisa, no comércio varejista ampliado (que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção), o volume de vendas de julho recuou 0,3%, em comparação com junho. O índice de média móvel trimestral para o varejo ampliado ficou em 0,2%.
Ante o registrado em julho de 2022, o varejo ampliado teve alta de 6,6%. O acumulado no ano foi de 4,3%, e o acumulado em 12 meses, 2,3%.
O IBGE ressalta que, no mês sete, "o comércio varejista do país está 2,2% abaixo do nível recorde da série, que aconteceu em outubro de 2020". "O volume de vendas das atividades do comércio varejista mostrou equilíbrio entre taxas negativas e positivas, na passagem de junho para julho de 2023".
Em equipamentos e material para escritório informática e comunicação, o volume de vendas subiu 11,7%, na passagem de junho para julho. Em hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, 0,3%, e em artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, 0,1%. Já em tecidos, vestuário e calçados, houve queda de 2,7%. Em livros, jornais, revistas e papelaria, -2,6%. Em móveis e eletrodomésticos, e combustíveis e lubrificantes, quedas de 0,9% e 0,1%, respectivamente.
No comércio varejista ampliado, veículos e motos, partes e peças tiveram queda de 6,2%, e material de construção apresentou variação de 0,3%.
Estados e DF
De junho para julho, o volume de vendas do comércio varejista cresceu em 14 das 27 unidades federativas (UFs). Os destaques são Espírito Santo (3,3%), Paraíba (2,4%) e Rio Grande do Sul (2,1%). Dentre as que tiveram quedas, destacam-se Acre (-2,1%), Alagoas (-1,6%) e Rio Grande do Sul (-1,3%). Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte apresentaram estabilidade (0,0%).
"No comércio varejista ampliado, houve quedas em 17 das 27 UFs, com destaque para: Pará (-6,7%), Tocantins (-4,8%) e Rondônia (-4,5%). No campo positivo figuram 10 UFs, com destaque para Paraíba (4,9%), Espírito Santo (4,0%) e Rio Grande do Sul (3,9%)", complementa o IBGE.