Nestlé anuncia compra do grupo dono da Kopenhagen e Brasil Cacau
O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) será consultado nos próximos dias

Cláudia Marques
A Nestlé do Brasil anunciou a compra do grupo CRM, dono dos negócios Kopenhagen e Brasil Cacau. Os detalhes financeiros envolvidos não estão sendo divulgados, mas a expectativa é que o fechamento da transação ocorra em 2024.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Pela estrutura da transação, a Nestlé adquire a totalidade da participação do FIP Dutch, cujos quotistas são fundos geridos pela Advent International, no Grupo CRM. A Nestlé afirmou em comunicado que irá submeter a compra ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), nas próximas semanas.
Para a empresa suíça, a compra significa entrar em um segmento diferenciado de franquias e chocolates finos e café - o grupo CRM tem hoje mais de mil lojas em todo o país e é um dos maiores franqueados do Brasil. Ao mesmo tempo, a Nestlé estará comprometida em alavancar ainda mais o crescimento do Grupo CRM.
"Entendemos que temos uma grande oportunidade de acelerarmos segmentos de maior valor agregado, fortalecendo ainda mais a categoria de Chocolates no Brasil.", afirma Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil.
Segundo Melchior, a presença da CEO do CRM, Renata Moraes Vichi é fundamental. "Consideramos essencial para o sucesso da transação a permanência da Renata na gestão por seu profundo conhecimento do negócio, resultados e pela paixão com a qual vem conduzindo a empresa nos últimos 25 anos, culminando em uma trajetória consistente de desenvolvimento". Vichi também continua como acionista.
A marca brasileira centenária foi fundada em 1928 por uma família imigrante da Letônia. A Kopenhagen fez história na indústria de chocolate com produtos icônicos como: Língua de Gato, Nhá Benta e Lajotinha.