Atividade do comércio físico caiu 1,5% na semana dos namorados
É a primeira vez que a movimentação do setor fica negativa desde o auge da pandemia, diz Serasa Experian
Guto Abranches
A atividade do comércio físico na semana do Dia dos Namorados (6 a 12 de junho de 2023) apresentou queda de -1,5% quando comparada com o mesmo período de 2022. Os dados são do Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, divulgado nesta 6ª (16.jun).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
É a primeira vez que o índice fica no vermelho no período desde 2020, quando a medida despencou 27,8% - pressionada diretamente pelo impacto da pandemia. Veja a série histórica no quadro.
No final de semana do Dia dos Namorados (9 a 11/06/2023), a queda foi ainda mais acentuada: -2,6%, quando o período é comparado com seu equivalente do ano passado.
"Apesar de apresentar desaceleração, a inflação ainda afeta o bolso dos brasileiros. Somada à atual situação do mercado de crédito escasso e à taxa de juros em 13,75%, este conjunto de coisas pode ter impactado na decisão dos brasileiros em presentear seus parceiros, namorados e cônjuges", avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
Mesmo em São Paulo, principal centro comercial do país, a atividade do varejo físico caiu 0,7% na semana dos Namorados. A comparação é com igual intervalo de 2022. No final de semana da data favorita dos casais, a queda foi ainda maior: - 1,2%.
Leia também